Drones agrícolas atraem compradores e curiosos na Expodireto Cotrijal
Feira tem espaço específico para demonstração destas máquinas, onde se pode vê-los fazendo aplicações
publicidade
A Expodireto Cotrijal 2024 contou, mais uma vez, com uma área reservada à demonstração de drones de pulverização agrícola. Nesta edição, os drones apresentados são produzidos pela DJI, na China, e representados por diversas empresas no Rio Grande do Sul.
O drone vem com diversas funcionalidades automatizadas para facilitar a operação. Segundo Duarte, os voos têm autonomia de cerca de oito minutos, o que é suficiente para a descarga do equipamento, e também para o recarregamento das baterias suplentes.
Segundo Ary Duarte, da Xmobots, uma das representantes da Dji presentes na feira, as vendas estão dentro do esperado, para um mercado que, como um todo, desacelerou. Duarte disse que os produtores culpam a quebra da safra de grãos no Estado pela redução dos investimentos em tecnologia. Mesmo assim, afirmou que esta quarta-feira vinha sendo o melhor dia para as vendas e que, ademais dos curiosos, existem compradores que vem direto comprar: “são produtores que contrataram serviços terceirizados e agora compram seu equipamento próprio”.
“Um aplicador autopropelido aplica 100 litros por hectare, enquanto um avião aplica 40 litros e o drone 10 litros”, explica Duarte. Essa diferença de carga é responsável por uma redução considerável dos gastos do produtor com a compra de insumos.
Veja Também
- Podendo chegar a 5 metros, sorgo pode servir de silagem e reduzir cigarrinha do milho
- Empresas e representantes do governo chinês buscam fortalecer negócios com o RS
- Cosméticos à base de óleos essenciais cativam público na Expodireto 2024
- Ao Vivo – Correio Rural Debates: Logística
- Jovens assumem protagonismo para futuro tecnológico no setor leiteiro