Emater/RS-Ascar e Famurs promovem encontro de prefeitos na Expodireto 2025
Iniciativa conjunta teve o objetivo de promover a troca de informações entre as prefeituras no âmbito da gestão agropecuária

publicidade
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Sul e Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural (Emater/RS-Ascar) e a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) promoveram o 5º Encontro com Prefeitos do RS nesta quarta-feira.
O evento, realizado durante a Expodireto 2025, em Não-Me-Toque, teve o objetivo de reforçar a agenda comum entre a Emater/RS-Ascar e a Famurs. Durante o encontro, foram apresentados casos bem-sucedidos de programas implementados pelas prefeituras de Barra do Rio Azul, Centenário, Gentil, Paim Filho, Santo Antônio da Palma e São Domingos do Sul.
Segundo Luciano Schwerz, presidente da Emater/RS, durante a reunião a entidade colocou a equipe técnica à disposição dos prefeitos para apoiar as necessidades locais.
“Esse encontro da Famurs com os prefeitos é um momento da Emater reafirmar seu compromisso com todo o segmento da agricultura no Rio Grande do Sul, fazendo a articulação também para entender as demandas e mostrar o movimento da agropecuária gaúcha. Esse momento é para dizer que estamos juntos, firmes e fortes para promover uma agricultura cada vez mais forte e sustentável, que gera renda e qualidade de vida para as famílias do campo e da cidade”, afirmou Schwerz.
Marcelo Arruda, presidente da Famurs, destacou a importância da parceria com a Emater. Segundo ele, a união entre todas as forças ligadas ao setor será capaz de ajudar os produtores rurais que encontram dificuldades de financiamento.
“Emater é parceira dos municípios, é a entidade de extensão que está ao lado dos 497 municípios, que dá assistência técnica para os nossos agricultores, que ajuda os prefeitos e prefeitas nos planos de gestão voltados para o agro. Presente em 300 cidades, representa mais de 90% da economia o agro, no Rio Grande do Sul nós estamos falando de mais de 40% do Produto Interno Bruto (PIB). Quando a gente está de mãos dadas, municípios, Emater, Governo do Estado, Governo Federal e todas as forças políticas, a gente consegue ajudar esses 11,3 milhões de gaúchos que trabalham diariamente para manter as nossas cidades, fazer esse grande Rio Grande do Sul”, ressaltou
Gustavo Bonotto, da Emater/RS-ASCAR enalteceu a oportunidade de troca de informações entre as gestões municipais.
“Esse encontro dos prefeitos foi uma proposta da Famurs e da Emater e teve como temática promover as políticas públicas municipais para o desenvolvimento. Os municípios foram convidados a apresentar as suas iniciativas de fomento para o desenvolvimento da agricultura. Tivemos uma excelente tarde, pudemos trocar informações que promovem o desenvolvimento dos municípios”, relatou Bonotto.
Veja Também
- Debate Correio Rural trata de Mercado, Tecnologia e Crédito Agrícola na Expodireto 2025
- “É o agro que mantém esse país em pé”, diz vice-presidente da Cotrijal pedindo por movimentação a favor da securitização dos produtores gaúchos
- Iesa marca presença na Expodireto 2025 com novidades da marca RAM