Intenção de negócios com máquinas cai 17%, segundo pesquisa da Abimaq
Resultado está alinhado com as expectativas atuais do mercado nacional
publicidade
A Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) informou nesta nesta sexta-feira um balanço com os resultados dos associados que participaram da 24ª Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque. Os expositores ligados à entidade responderam a uma pesquisa e, de acordo com o levantamento, as intenções de compras caíram 17% em relação à edição passada da feira. “Foi uma excepcional oportunidade para as empresas demonstrarem os produtos atuais e lançamentos, além de comercializar ou iniciar negócios”, disse.
Segundo o presidente da Câmara de Máquinas e Implementos Agrícolas da Abimaq, Pedro Estevão Bastos, o resultado está em linha com as expectativas atuais de mercado em todo o país. O faturamento dos associados da câmara caiu 33% em janeiro em comparação com o mesmo mês do ano passado. Conforme o dirigente, o esgotamento dos recursos para investimentos do Plano Safra, os altos juros e a seca que deprimiram a rentabilidade dos agricultores afetaram negativamente o ânimo para investimentos.
O resultado da Abimaq para a Expodireto segue a tendência já mostrada em fevereiro na Show Rural Coopavel, feira realizada em Cascavel (PR). Naquele evento, as intenções de compras caíram 20,1 % em relação ao ano anterior.