Novas tecnologias terão destaque na Casa da Embrapa na 18ª Expodireto Cotrijal

Novas tecnologias terão destaque na Casa da Embrapa na 18ª Expodireto Cotrijal

Equipamentos como Agritempo e Roda de Reprodução são novidades na feira

Correio do Povo

Novidade para o cultivo de soja é a cultivar BRS 6203RR com grande potencial de produtividade e adaptada a toda janela ideal de plantio

publicidade

A tecnologia virtual será destaque na Casa da Embrapa durante a 18ª Expodireto Cotrijal. A unidade Informática Agropecuária, de Campinas (SP), traz à feira, entre outros produtos, dois aplicativos para auxiliar o agronegócio: o Agritempo e o Roda da Reprodução.

O Agritempo permite consultar informações meteorológicas e agro-meteorológicas dos municípios e Estados brasileiros, além de informar a situação climática do momento. A base de dados do sistema apoia as recomendações do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) feito pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Já a Roda da Reprodução é uma ferramenta digital que facilita a gestão do rebanho leiteiro, desenvolvida pela Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos, SP) em parceria com a Informática Agropecuária. O aplicativo foi inspirado na roda física usada no campo para acompanhar o ciclo de reprodução do rebanho, desde o momento da cobertura ou inseminação artificial da novilha até o parto. A ferramenta oferece funcionalidades como agenda para cadastro dos animais e o controle do ciclo de eventos de todos os estágios dos processos produtivo e reprodutivo.

“São importantes suportes aos produtores e envolvidos em atividades agropecuárias, pois disponibilizam informações técnicas em linguagem de fácil assimilação”, diz o analista de transferência de tecnologia da Embrapa Informática Agropecuária, André Fachini Minitti.

Da Embrapa Trigo, de Passo Fundo, a novidade é a cultivar de soja BRS 6203RR com grande potencial de produtividade e adaptada a toda janela ideal de plantio do grão, que vai de 20 de outubro a 30 de novembro. A cultivar já está com multiplicadores de sementes e ficará à disposição dos produtores para o plantio da safra 2017/2018.

“A variedade é resistente às doenças de raiz e a algumas de podridão do grão. Pode ser utilizada inclusive no plantio logo após a colheita do trigo, nos meses de dezembro e janeiro”, explica o pesquisador da área de soja da Embrapa Trigo, Paulo Fernando Bertagnolli. Em experimentos feitos na região, a variedade apresentou rendimento de 60 sacas por hectare. Na Metade Sul, também foi observada boa produtividade.

Experiências inovadoras em espaço de referência

Localizado na extremidade Norte do Parque da Cotrijal, o espaço da Emater segue como referência para a agricultura familiar, pesquisadores, estudantes e estrangeiros durante a Expodireto e, por isso, costuma receber de 35% a 40% do público da feira, o que pode significar de 80 mil a 90 mil pessoas neste ano, se a previsão de um total de 230 mil pessoas circulando pelo parque durante os cinco dias do evento se confirmar.

Uma das principais novidades da Emater nesta Expodireto é o novo Espaço Temático dedicado ao Manejo Integrado de Pragas, Tecnologia de Aplicação e Programa Estadual de Conservação do Solo e Água. “A unidade mostra para o visitante o trabalho de monitoramento de pragas e doenças, para que ele entenda o momento adequado para a aplicação (de defensivos) e evite o custo de aplicações desnecessárias”, descreve o coordenador da Emater/RS-Ascar na feira, Celso Siebert (foto ao lado).

O espaço do Manejo Integrado de Pragas se soma a outros 12, voltados para a Bovinocultura de Leite, Centros de Treinamento, Cooperativismo, Cozinha Didática, Energia Fotovoltaica, Florestas Comerciais, Horticultura, Plantas Bioativas, Piscicultura, Secagem e Armazenagem de Grãos, Turismo Rural e Recanto Temático.

Em cada um deles, o visitante encontra informações sobre o tema, oferecidas de diversas formas. No espaço de Cozinha Didática, haverá oficinas diárias sobre elaboração de pratos como raviólis, tortéis e lasanhas. No de Turismo Rural também há oficinas de entalhe em cuias e peças de palha de milho, entre outras. “No caso de Energia Fotovoltaica, o equipamento é montado e fica em funcionamento para o produtor ver”, descreve Siebert. Outro recanto que se destaca é o das Florestas Comerciais, implantado há dez anos, que terá, desta vez, gado de corte, para mostrar a potencialidade da agrossilvicultura.

A Emater organiza também alguns dos eventos mais concorridos da programação da Expodireto. Um deles é o 2º Fórum Estadual de Conservação do Solo e da Água, no Auditório Central, terça-feira, dia 7, às 14h. Outros dois estão marcados para quinta-feira, dia 9. O 10º Fórum Florestal do Rio Grande do Sul começa às 9h, no Auditório Central. E o Seminário de Apresentação do Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar às 14h, no Auditório da Produção.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895