Pavilhão da agricultura familiar da Expodireto 2024 é aberto oficialmente

Pavilhão da agricultura familiar da Expodireto 2024 é aberto oficialmente

Além de uma breve fala sobre a importância do setor para o Estado, as autoridades presentes visitaram os expositores do espaço

Lucas Keske

Autoridades realizaram a abertura simbólica do Pavilhão

publicidade

A cerimônia de abertura do Pavilhão da Agricultura Familiar da Expodireto 2024 foi realizada na tarde desta segunda-feira, 4. Seguida da cerimônia inaugural, as autoridades visitaram os agricultores familiares que estão expondo seus produtos no pavilhão. Estiveram presentes o Governador do Estado, Eduardo Leite, o Presidente da Companhia Nacional de Abastecimento, Edegar Pretto, assim como o Secretário de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, o Deputado Estadual, Adolfo Brito e Carlos Joel, presidente da Fetag-RS. Outras autoridades como o Deputado estadual Ernani Polo, o Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes e o Governador de Goiás, Ronaldo Caiado.

Depois de rápidas falas de alguns dos presentes, ocorreu o corte da faixa que simboliza a abertura oficial do espaço.

O produtor de Jeropiga, Gabriel da Costa Dias, da agroindústria Tradição da Ilha, é a sexta geração de sua família que produz a bebida na ilha dos Marinheiros, em Rio Grande. Segundo ele, a bebida alcoólica é produzida a partir da uva, mas se difere do vinho porque é produzida a partir do mosto da fruta. Dessa forma, o produto tem um gosto mais forte e rústico, sem deixar de ser doce.

Gabriel diz que trouxe cerca de 700 garrafas para a feira e pretende vender pelo menos metade desta quantidade. Os preços variam desde R$15 em garrafinhas de 200 ml, até os mais de R$230 em garrafas comemorativas com mais de 20 anos.

Já o produtor de salames, bacon e copa, Cristian Weber, da empresa Weber Embutidos, de Não-me-Toque, cidade em que ocorre a feira, diz que pretende vender uma tonelada de embutidos. Segundo ele, a produção é totalmente familiar, sendo ele a segunda geração a viver da atividade.

Para a feira, ele destaca a novidade do Salame sem gordura. Segundo ele, é um produto totalmente artesanal, em que a gordura é totalmente retirada do lombo suíno e apenas a carne é usada para o recheio.

Veja Também


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895