Presidente do TJRS comemora implantação do projeto Justiça Itinerante

Presidente do TJRS comemora implantação do projeto Justiça Itinerante

Desembargador Alberto Delgado Neto visitou a casa do Correio do Povo nesta segunda-feira, na Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque

Correio do Povo

Desembargador Alberto Delgado Neto visitou a casa do Correio do Povo nesta segunda-feira, na Expodireto Cotrijal

publicidade

O presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), desembargador Alberto Delgado Neto, afirmou que o TJRS buscará ampliar o Projeto Justiça Itinerante no próximo ano. A iniciativa leva serviços jurídicos às pessoas residentes em locais distantes dos centros urbanos. O projeto, lançado oficialmente no dia 29 de fevereiro para a região de Porto Alegre, foi um dos destaques da visita de Neto à casa do Correio do Povo, no Parque da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, nesta segunda-feira.

"A expansão envolve uma uma gama de trabalhos. Estávamos há oito anos tentando implantar o projeto. Temos que ter defensor público, promotor, servidores, juízes", explicou o desembargador, que foi recebido pelo presidente do jornal Correio do Povo, Marcelo Dantas, e pelo diretor da Rádio Guaíba, Claudinei Girotti.

A Justiça Itinerante chega à população por meio de um ônibus. "A prefeitura identifica (a área) pra nós, a gente fica um dia em cada comunidade e acende todo mundo", explica o desembargador. De acordo com o TJRS, os profissionais prestam atendimento relacionado a Direito de Família (divórcio, pensão alimentícia, guarda, conversão de união estável em casamento e investigação de paternidade, entre outros); ao Juizado Especial Cível ("pequenas causas"); e a atendiomentos pela Defensoria Pública, pelo Registro Civil (emissão de segunda via de certidões de nascimento e/ou casamento) e relacionado às questões de Direito Civil (usucapião, contratos bancários, consumidor, inscrição em SPC/SERASA, entre outros). A estrutura funciona às quintas-feiras, das 9h às 15h.

Visita do presidente do TJRS, desembargador Alberto Delgado Neto, à Expodireto 2024 | Foto: Eduarda Fortes

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895