Para tentar reverter o problema relacionado à produtividade, comercialização e liquidez do trigo, o Sindicato Rural de Passo Fundo está estimulando a segregação do grão junto a produtores, cooperativas, armazenadores e cerealistas. “Depois de um trabalho de mais de quatro anos com a participação de voluntários, chegamos à conclusão que o nosso problema está em nós mesmos. Nosso trigo não está atingindo o mercado desejado porque não estamos oferecendo o trigo que o mercado exige”, destacou o representante da entidade João Batista da Silveira.
“Todas as nossas variedades são boas, mas têm um fim específico. Dessa forma, não se pode misturar um trigo que é para biscoito com trigo para pão, para massa ou waffer”, reiterou Silveira. Para ele, não existe outra alternativa de cultura de inverno para os produtores gaúchos que não seja o trigo. “Temos uma estrutura de propriedade pronta e temos uma demanda no país, que é hoje o maior importador de trigo do mundo. Por outro lado, temos uma produção estagnada, represada, sem valor de mercado porque não conseguimos vender lá fora e isso é preocupante”, destacou. Silveira afirmou ainda que o produtor tem condições de triplicar a área de trigo no Estado. Mesmo indo bem, a soja não tem condições de pagar a conta da propriedade. “Temos que ter outras alternativas, porque a ociosidade de nossas propriedades no inverno nos tira todo o lucro.”
A expectativa para a safra 2015 também foi discutida no Encontro Prospecções para Consolidar Viabilidade da Cadeia do Trigo. A previsão é que haja redução de área. “Depois de uma frustração na safra passada, o produtor, naturalmente, se desanima. Temos ainda outro componente que poderá alterar o cenário da cultura: a questão cambial, altamente positiva sob o aspecto de venda do produto e a dificuldade que o câmbio vem oferecer para importação”, destacou Luiz Ataídes Jacobsen, representante da Emater/RS-Ascar. Ele lembrou que o Rio Grande do Sul importa todo o fertilizante que consome, e o impacto desta variação cambial brusca refletirá no custo de produção.
Sindicato quer alcançar novos mercados para o trigo
Expectativa para safra 2015 foi discutida no Encontro Prospecções para Consolidar Viabilidade da Cadeia do Trigo