Tecnologia para aumento da produção é tema dos Debates Correio do Povo

Tecnologia para aumento da produção é tema dos Debates Correio do Povo

Desafios da inovação estiveram em pauta na Expodireto-Cotrijal

Danton Júnior

Desafios da inovação estiveram em pauta na Expodireto-Cotrijal

publicidade

No palco principal da agricultura de precisão, o Grupo Record RS abriu o ciclo de Debates Correio do Povo Rural desta Expodireto, nesta terça-feira, com o tema da tecnologia. Estiveram em pauta os desafios para a difusão da inovação tecnológica como forma de ampliar a produção – principalmente tendo em vista que a demanda global por alimentos não para de crescer. Segundo a FAO, o número de habitantes no planeta será de 9 bilhões em 2050, o que irá exigir uma produção de alimentos pelo menos 60% maior que a atual. Como em muitas regiões não há mais como aumentar a área plantada, a saída é aumentar a eficiência dos processos produtivos.

O coordenador das comissões de Grãos e de Leite da Farsul, Jorge Rodrigues, destacou que a tecnologia foi um fator preponderante para o aumento da área plantada em 1,5 milhão de hectares nos últimos cinco anos, que ocupou sobretudo zonas de pecuária. O diretor comercial da Yara para a região Sul, Maicon Cossa, afirmou que a adoção de tecnologia é a saída para aumentar a produção em cenário de recursos cada vez mais escassos.

Em tempos de crise econômica e aumento nos custos, muitos acreditam que o produtor irá investir menos em tecnologia. Para Rodrigues, a adoção de tecnologias está diretamente relacionada a garantias de renda. Cossa, por sua vez, acredita que a agricultura não é uma ilha em meio à crise. No entanto, ressalta que é o setor que está tendo o melhor desempenho na economia. Ao mesmo tempo em que os equipamentos utilizados na lavoura evoluíram, houve uma perda, segundo Rodrigues, em assistência técnica. O dirigente afirmou que Farsul e Senar estão preocupados em discutir uma assistência técnica “isenta”, sem vínculo com a venda de produtos.

Assista ao vídeo:


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895