Apesar da chuva, quinta-feira é um dos melhores dias para o pavilhão da agricultura familiar

Apesar da chuva, quinta-feira é um dos melhores dias para o pavilhão da agricultura familiar

Com vendas no sistema drive-thru, produtores projetam que hoje devem receber mais de 120 pessoas

Gabriel Guedes

A agroindústria familiar está trabalhando no sistema drive-thru desde sábado até este domingo

publicidade

A quinta-feira parcialmente chuvosa praticamente não prejudicou as atividades no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, onde ocorre a Expointer Digital. Alguns julgamentos de exemplares de raças chegaram a ser adiados por causa da precipitação, mas, para o pavilhão da agricultura familiar, foi um dos melhores dias de movimento, mesmo no sistema de drive thru, que ocorre neste ano em virtude da Covid-19. Até a quarta-feira, pelo menos 1.300 veículos haviam visitado a atração. Até às 15h30min desta quinta-feira, foram 110 veículos. No site da Expointer, onde está a plataforma de acesso digital, com cerca de 10 horas diárias de programação ao vivo, pelo menos 117 mil já acessaram até o meio-dia desta quinta-feira, com picos de até 50 mil acessos no domingo e uma permanência média de 27 minutos por visitante. Agora as expectativas se voltam para o último final de semana de Expointer, que deve repetir e até superar os bons desempenhos no ambiente virtual e na agricultura familiar.

“Tá bom… não dá para reclamar. É a primeira vez que a gente está vivendo este cenário. A grande expectativa é o final de semana. A gente espera um movimento maior, muito mais intenso”, avalia o assessor de Política Agrícola e Agroindústria da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag-RS), Jocimar Rabaioli. Segundo ele, por causa do ineditismo desta situação, é difícil prever um número de clientes no drive thru para os próximos dias, mas o movimento considerável nesta quinta-feira deixou os produtores animados. “Teve dia que deu 120 (pessoas), mas hoje (quinta-feira) vai ultrapassar”, contabilizou.

O final de semana é também de grande expectativa para o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, com as visitas da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, na sexta-feira, e do vice-presidente Hamilton Mourão, no domingo. Tereza Cristina participa da Jornada Nespro e da solenidade de abertura (com o desfile dos animais campeões) e, ainda, recebe a Medalha Brossard, da Febrac, com outros agraciados. Mourão acompanha a premiação da morfologia do Cavalo Crioulo e o descerramento da placa alusiva aos 50 anos do parque. “Não esperamos anúncios deles. São visitas mais institucionais. Inclusive, poderão ver como estamos fazendo com a Expointer, já que há outros eventos do setor que não estão sendo realizados no país”, acredita Covatti. “Tudo na Expointer está dentro da expectativa, num formato que ninguém imaginava. Mas estamos vendo as coisas acontecerem”, comemorou o secretário.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895