Apesar do menor número de animais, campeonatos deste ano valem tanto quanto edições anteriores

Apesar do menor número de animais, campeonatos deste ano valem tanto quanto edições anteriores

Expointer proporciona mais visibilidade por ser transmitida online

Cíntia Marchi

O Campeonato Domados do Pampa, que avalia cavalos árabes, é um dos vários torneios que integram a feira

publicidade

Embora a Expointer neste ano seja menor em número de animais inscritos – 1.017 – e em raças participantes – 18 –, a Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac) afirma que as premiações de grandes campeonatos conquistadas pelas cabanhas e fazendas nesta feira digital valem tanto quanto as obtidas nas edições passadas. Para o presidente da entidade, Leonardo Lamachia, este evento tem um ingrediente a mais, em função dos 50 anos completados pelo Parque Assis Brasil, em Esteio. “Um título conquistado nesta Expointer possui um peso histórico”, avalia Lamachia, ao elogiar a presença dos 463 expositores de animais.

Para o diretor de Feiras e Exposição da Febrac, Nathã Silva de Carvalho, todas as adversidades vencidas pelos produtores rurais neste ano, como estiagem, pandemia e os altos custos de produção para preparar um animal para um evento deste porte, fazem com que os títulos recebidos durante a Expointer 2020 tenham que ser valorizados. “Os desafios foram maiores e um grande campeonato conquistado neste ano tem valor igual ou até maior do que o das feiras passadas”, considera. Carvalho lembra ainda que os jurados sempre utilizam critérios técnicos e rigor na avaliação dos animais, independentemente do tamanho da exposição.

Para o inspetor técnico da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), Roberto Azambuja, mesmo em número menor, os animais presentes nas pistas são de alta qualidade e representam muito bem as raças participantes. “São ovinos de ponta, de qualidade excepcional”, assegura Azambuja, que foi avaliador no julgamento dos ovinos Poll Dorset nesta semana e participou da admissão da raça Texel e dos animais naturalmente coloridos.

Desfile oficial

O Desfile Oficial de Animais da Expointer Digital, em comemoração aos 50 anos do Parque de Exposições Assis Brasil, ocorre nesta sexta-feira, às 11h, com a presença da ministra da Agricultura Tereza Cristina. O diretor de Feiras e Exposição da Febrac, Nathã Silva de Carvalho, explica que, neste ano, o desfile contará com animais grandes campeões, mas também com representantes de animais das raças que ainda não tiverem encerrado seus julgamentos. Ele diz que algumas associações, como a do gado holandês, conseguirão terminar seus julgamentos apenas no final do dia de sexta-feira. Carvalho lembra ainda que algumas fazendas levarão ao parque animais somente para participação do desfile, por entenderem que a transmissão on-line será uma grande vitrine para as raças, além de prestigiar o cinquentenário do parque.


publicidade


publicidade


publicidade


publicidade


publicidade


publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895