Banho de leite marca premiação do concurso leiteiro

Banho de leite marca premiação do concurso leiteiro

Vencedores foram conhecidos em Esteio<br />

Franceli Stefani

Vencedores foram conhecidos em Esteio

publicidade

Com mais de 140 quilos de leite ordenhados pelos campeões da 41ª Expointer, no Parque Assis Brasil, na tarde desta terça-feira (28) aconteceu o tradicional banho de leite, que marcou a premiação dos vencedores do concurso leiteiro da raça Holandesa. Na categoria adulta a vitoriosa foi a 266 Damasco, da Granja Ferraboli de Anta Gorda, que produziu 79,62 quilos. Já na jovem, foi a Tang Roberta, da Granja Tang de Farroupilha, com 65,88 quilos.

De acordo com o proprietário da Granja Ferraboli, Paulo Ferraboli, é a segunda Expointer que a família participa. "Também estivemos em duas edições da Fenasul. No ano passado vencemos na categoria jovem com o mesmo animal. Foram 74 quilos em 2017", salienta. Paulo explica que isso é resultado de boa alimentação, cuidados especiais, genética e conforto.

Ele trabalha há 17 anos com gado leiteiro. Junto com a esposa, os dois filhos e uma nora, Paulo tira em média 1.800 litros de 62 animais. Porém, afirma que não é fácil manter a estrutura. "Estamos pagando para trabalhar, agora é que teve uma subida no valor do leite. Está R$ 1,52, mas a ração para os animais está custando R$ 1,53. Não sei até quando aguentaremos", salienta.

O proprietário da Granja Tang, Itamar Tang, diz que a vitória na categoria jovem é resultado do investimento genético, amor e dieta equilibrada. "A vaca é jovem, tem três anos. Conseguir o resultado positivo aqui é uma sensação maravilhosa", enaltece. Segundo o produtor rural, a ideia é seguir aprimorando o gado e a propriedade.

Conforme a organização, o tradicional banho de leite não é totalmente de leite. É utilizada uma mistura com grande quantidade de água e um pouco do alimento.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895