Bom Princípio teme por desabastecimento de frutas nas próximas safras
A rede de fornecedores da indústria de alimentos teve terras impactadas pelas enchentes em maio deste ano
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A Bom Princípio Alimentos possui sua indústria localizada no município de Tupandi, no Vale do Rio Caí, próximo ao município de Bom Princípio. Apesar de não ter sido atingida pelas águas do Rio Caí durante as enchentes de maio, por estar situada em uma região alta, boa parte dos fornecedores da marca tiveram suas terras inundadas pela enchente. A empresa conta com fornecedores de uva, morango, abóbora e de outros insumos para a produção de geleias e recheios de alimentos.
Em visita à casa do Correio do Povo na Expointer 2024, o gerente de marketing da Bom Princípio Alimentos, Marcelo Altenhofen, explica que, por sorte, a colheita das frutas deste ano já havia se encerrado antes das enchentes, o que permitiu à indústria seguir operando normalmente, com estoque suficiente para a produção deste ano.
“O que nos preocupa agora são os próximos anos, porque boa parte dessa terra acaba se tornando improdutiva e o custo para fazer isso é praticamente inviável. Nossa torcida agora é para que os nossos fornecedores se recuperem o mais breve possível”, lamenta Altenhofen. “A gente ainda não consegue mensurar o quanto isso impactou a produção. A gente vai conseguir ver isso mais de perto a partir do próximo ano, a partir da próxima colheita, mas com certeza haverá impacto”, completou.
Empresa já avalia outras alternativas
Diante da incerteza em relação à capacidade de recuperação da produtividade dos solos nas propriedades fornecedoras, a Bom Princípio já considera a possibilidade de trazer frutas de outros estados e até de fora do país, se for necessário.
“Grande parte do nosso abastecimento de frutas hoje é do Rio Grande do Sul, o que já estamos vendo são alternativas fora do estado para que a gente não fique desabastecido. E, eventualmente, se tiver que importar insumos, teremos que ir para esse lado. A safra da uva já sofreu no ano passado. São esses insumos que temos uma perspectiva que possam vir a faltar. Ainda não faltaram, mas podem faltar”, contextualiza Altenhofen.
De acordo com o gerente de marketing, muitos fornecedores vendiam a safra exclusivamente para a Bom Princípio. Agora, a realidade dos agricultores preocupa os gestores. “Nosso diretor de agronegócios e vice-presidente da empresa está sempre muito próximo do agricultor, do nosso fornecedor lá no campo. Já é um trabalho de anos que a gente faz, da forma certa de cultivo, de fazer com que cada hectare renda mais para o próprio produtor e para que possa nos atender. Da mesma forma, hoje temos várias famílias que vendem toda a sua produção para nós, por isso nos preocupamos muito”.
“Essa questão climática tem que estar cada vez mais dentro da preocupação dos gestores das marcas, principalmente para quem trabalha com frutas, porque isso certamente vai interferir ao longo dos anos cada vez mais na produção”, ressalta Altenhofen.