Campeão Angus é da Estância Guarita, de Alegrete

Campeão Angus é da Estância Guarita, de Alegrete

Touro Angus Guarita 244 TEI Tomahawk, de 900 quilos, pertence a Sérgio Malheiros da Fonseca

Correio do Povo

Ano passado, com apenas 18 meses, o animal foi campeão Terneiro Menor

publicidade

O título de grande campeão Angus foi para o touro Angus Guarita 244 TEI Tomahawk (box 738), da Estância Guarita, do município de Alegrete. Pesando 900 quilos e com 18 meses, o touro é de propriedade de Sérgio Malheiros da Fonseca. Na feira do ano passado, com apenas 8 meses, o animal foi campeão Terneiro Menor e também levou o título de Terceiro Melhor Macho da Expointer 2016.

O julgamento aconteceu na manhã de quarta-feira, na pista 6 do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Orgulhoso, Alex Fonseca desfilou ao lado no touro e disse que havia muita expectativa na busca da primeira colocação. “Ele é um grande reprodutor. É um animal rústico, segue uma dieta alimentar, mas é criado a campo. Desde que nasceu, ganha 2 quilos por dia. Além disso, tem uma precocidade notável. Aos 10 meses já produzia sêmen”, destaca Alex Fonseca, que é filho de Sérgio Malheiros da Fonseca e representava o pai na feira.

O jurado Flávio Montenegro Alves, que avaliou cada um dos animais na pista, afirmou que foi bem difícil a escolha do campeão em razão do altíssimo nível da competição. “Deve haver um equilíbrio entre os componentes, levando em consideração a estrutura, o porte do animal, a pureza racial e a masculinidade. O touro deve ser grande e pomposo, mas ter facilidade de locomoção. Deve ser funcional. O grande campeão tem um aprumo especial e esbanjar beleza racial”, explicou Alves.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895