Casa feita com isopor é uma das inovações expostas na 47ª Expointer

Casa feita com isopor é uma das inovações expostas na 47ª Expointer

Construtora trouxe a tecnologia após as enchentes e doará 10 casas para famílias atingidas no Rio Grande do Sul

Guilherme Sperafico
Construção de casa feita com isopor é apresentada na Expointer

Construção de casa feita com isopor é apresentada na Expointer

publicidade

Uma tecnologia inovadora, que pode tornar mais rápida e econômica a construção imobiliária, é apresentada na 47ª Expointer. O modelo construtivo foi trazido pela empresa ICF iForms, que possui nove fábricas no Brasil, sendo uma recentemente instalada em Sapucaia do Sul.

Conforme o proprietário, João Felipe Rocha, a chegada ao Estado ocorreu após as enchentes e, para auxiliar o povo gaúcho, a empresa doará 10 casas para famílias atingidas na Região Metropolitana de Porto Alegre. “Entendemos que o povo gaúcho precisa, ou ele mesmo reconstruir sua casa, ou alguma empresa reconstruir para ele. Então, nessa casa, você coloca a forma de isopor, como se fosse um ‘lego’ que você encaixa, coloca concreto e aço”, explica.

Rocha desta que a tecnologia é segura e com grande durabilidade, semelhante ou até maior do que a alvenaria tradicional. “Por ser de isopor, ela é térmica. A parede não esquenta e não esfria, então se está frio aqui fora, lá estará agradável”, acrescenta.

Outra novidade é que a tecnologia está sendo ensinada para possibilitar que o próprio comprador seja o responsável pela construção. Para isso, há um programa de ensino gratuito e que, segundo o proprietário, acompanha as normas construtivas e possui as devidas certificações.

A tecnologia foi implementada inicialmente na construção de casas de alto padrão, porém, ao longo do tempo, foi se popularizando. “Por que o pobre e o rico não podem ter uma casa que vai durar a vida inteira? O que vai mudar é a arquitetura e o acabamento, mas, em se tratando de eficiência, durabilidade e resistência, a iForms é o produto do futuro”, afirma o empresário.

Através da popularização, as casas feitas desta maneira podem ser incluídas no Programa Minha Casa Minha Vida e, consequentemente, também podem ser doadas pelo governo. “Essa exposta aqui tem 46 metros quadrados. Quanto ao custo, se você for responsável pela mão de obra, uma igual a esta sairá por algo em torno de R$ 80 mil. Se você vai contratar uma equipe para executar, você vai gastar em torno de R$ 120 mil”, conclui Rocha.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895