Começa o 13º Congresso Brasileiro de Laço Comprido na Expointer

Começa o 13º Congresso Brasileiro de Laço Comprido na Expointer

Competição iniciou hoje e se estende até sábado, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio

Taís Teixeira

Prova de Laço Técnico da Raça Quarto de Milha ocorreu hoje, na Expointer

publicidade

O 13º Congresso Brasileiro de Laço Comprido da raça Quarto de Milha iniciou hoje com com 460 inscritos, sendo 120 na prova de Laço Técnico, que ocorreu hoje, e 340 na prova de Laço Comprido, que acontece amanhã e termina no sábado, no Parque de Exposições Brasil, em Esteio. O presidente do Núcleo Sul do Quarto de Milha (NSQM), Rodrigo Beduschi, diz que o evento reuniu laçadores de outros estados, como Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso, e marcou a retomada das provas oficiais do cavalo Quarto de Milha. “As provas estavam paradas e decidimos aceitar o convite da Febrac para participar da Expointer Digital, seguindo os protocolos exigidos pela feira”, explica.

Hoje a prova de Laço Técnico já escolheu os três melhores de cada uma das sete categorias (aberta júnior, aberta sênior, aberta light, jovem, amador, cavalo iniciante, feminina). O jurado oficial da Associação Brasileira de Quarto de Milha, Ary Rosa Casimiro Filho, explica que, no Laço Técnico, cada conjunto sai do brete com 70 pontos e pode chegar até a nota 82, conforme a performance avaliada em quatro etapas. “Saída do brete, trabalho de corrida e aproximação do boi, arremesso do laço abrindo um pouco à esquerda e fechamento da laçada, passando para o lado direito, nos dois chifres do boi”, enumera.

Já na prova de Laço Comprido, que começa amanhã e termina no sábado, vence quem fizer mais laços. O boi deve ser laçado cinco vezes, sem errar, antes do animal cruzar os 100 metros. A prova é eliminatória e passa para as próximas etapas quem acertar todas as laçadas antes do animal passar o limite da pista, que diminui 20 metros a cada fase e reduz para três o número de laçadas. “A pista passa para 80 metros, com três corridas; quem acertar vai para a pista de 60 metros, com três corridas, até chegar na de 15 metros”, esclarece. Na pista de 15 metros, cada conjunto corre dez vezes e quem acertar vence.


publicidade


publicidade


publicidade


publicidade


publicidade


publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895