Culinarista ensina diversos usos da erva mate

Culinarista ensina diversos usos da erva mate

Expointer tem estande com oficinas de preparação e degustação de receitas com a erva

Correio do Povo

Receitas vão muito além do chimarrão

publicidade

Bolos, biscoitos, pães, balas e sucos são algumas das delícias que podem ser produzidas com erva-mate e que vão muito além do chimarrão, principal forma de consumo da planta Ilex paraguariensis, produzida no Rio Grande do Sul. Em evento durante a 40ª Expointer, a culinarista, pedagoga e extensionista aposentada da Emater/RS, Ludmila Gallon, ensinou como fazer e ofereceu à degustação algumas das 60 receitas desenvolvidas por ela tendo a erva-mate como ingrediente.

“É preciso usar produto de boa qualidade, de preferência certificada, para termos um prato delicioso e altamente nutritivo”, aconselhou Ludmilla, lembrando que a erva-mate tem entre suas propriedades os efeitos diuréticos, estimulantes e digestivo.

Durante as oficinas de preparação e degustação, foi lançado também o projeto da prefeitura de Ilópolis, em parceria com o Ibramate e universidades da região ervateira, de instalação do Centro Educacional, Tecnológi-co e Vocacional da Erva-Mate. O prefeito de Ilópolis, Edmar Pedro Rovadoschi, explicou que o centro deve ser construído com verba do Ministério da Ciência e Tecnologia, projetada em R$ 2 milhões, em área de 24 hectares cedida ao município pelo Ibama.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895