Empresa lança tanques de plástico para diesel na Expointer

Empresa lança tanques de plástico para diesel na Expointer

Estrutura dá mais segurança ao armazenamento do combustível nas propriedade

Correio do Povo

Roto Tank será comercializado por revendas de máquinas agrícolas

publicidade

A Expointer foi escolhida para ser o palco do lançamento do tanque para armazenamento de diesel e biodiesel produzido em plástico desenvolvido pela Rotoplastyc em parceria com a Braskem. Denominado Roto Tank, o equipamento foi feito atendendo às exigências da norma ABNT NBR 16443, de 2017, que tem como um dos objetivos regular o formato de armazenamento do combustível no campo para evitar contaminação ambiental e garantir a segurança dos trabalhadores. O produto estará exposto no estande da empresa no Pavilhão de Máquinas Agrícolas da feira.

• Casa autossustentável abastecida por energia solar é uma das novidades desta Expointer

Produzido com polietileno de média densidade fabricado pela Braskem, o tanque já vem com uma estrutura que funciona como contenção e é capaz de segurar a totalidade de produto armazenado em um eventual vazamento. A mesma estrutura fabricada com metal (aço carbono) também é capaz de segurar por duas horas a disseminação de fogo em caso de incêndio. “Trata-se de uma solução muito segura capaz de garantir todas as condições de segurança para as pessoas a para o meio ambiente”, afirma Jorge Alexandre da Silva, responsável por Desenvolvimento de Mercado de Polietileno da Braskem.

Os tanques rotomoldados pela Rotoplastyc têm capacidade de armazenamento de 3 mil ou 6 mil litros. Conforme Silva, o produto terá grande potencial para entrada nas propriedades rurais pelo seu custo-benefício. Muitas propriedades que usam tanques recondicionados de outras utilidades, como postos de gasolina, devem construir estruturas de contenção no redor com material metálico ou com alvenaria, o que exige um investimento alto, para conter fogo e vazamento. “Talvez essa seja a hora de avaliar se não é melhor já adquirir uma estrutura nova que não demanda todo esse investimento e garanta a segurança”, afirma.

• Expointer terá espaço dedicado aos avanços e soluções tecnológicas para área do campo

A contenção em metal é justa ao tanque com orientação vertical. Qualquer vazamento ficará preso entre as duas estruturas até os níveis se igualarem, seguindo o princípio dos vasos comunicantes.

Os Roto Tank começaram a ser produzidos pela Rotoplastyc em abril. Trata-se da única empresa no Rio Grande do Sul a fabricar a estrutura e uma das três do Brasil. Conforme Fabio Rubenich, coordenador comercial da Rotoplastyc, nesse período produtores já estão repetindo a compra após experimentarem a segurança ambiental e de contenção a incêndios que a estrutura proporciona. A comercialização será feita em todo o Brasil através de revendas de máquinas agrícolas.

A matéria-prima para rotomoldar o tanque foi desenvolvida no Laboratório de Rotomoldagem do Centro de Tecnologia e Inovação da Braskem no Polo Petroquímico de Triunfo. Além de ser mais barato em relação a tanques feitos com outras matérias-primas, é indicado por sofrer menos corrosão e suportar melhor as intempéries.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895