Expointer 2024: Feevale e Prefeitura de Esteio lançam 3ª edição do RS Innovation Agro com foco em cidades inteligentes

Expointer 2024: Feevale e Prefeitura de Esteio lançam 3ª edição do RS Innovation Agro com foco em cidades inteligentes

Atividades ocorrerão de 24 de agosto a 1º de setembro e terão a curadoria da universidade e da Ebatec Brasil, conforme convênio celebrado nesta sexta-feira, 9

Fernanda Bassôa

Programação terá como pano de fundo o conceito de "cidades inteligentes"

publicidade

A Universidade Feevale e a Prefeitura Municipal de Esteio serão as responsáveis pela curadoria do RS Innovation Agro + Smart Cities, cuja programação apresentará as principais tendências de inovação para o agronegócio durante a Expointer 2024, que acontece entre os dias 24 de agosto e 1º de setembro.

As atividades realizadas no Hub Agro, espaço construído pela Feevale e pela Prefeitura Municipal de Esteio que será inaugurado nessa edição da feira. O prédio com área de 118,8 metros quadrados e terá dois andares.

A coordenação da programação será da Feevale e da Ebatec Brasil, que assinaram convênio nesta sexta-feira, 9. As palestras ocorrerão no Palco Stage de Conteúdos, das 10h às 18h, durante todos os dias da feira.

Ministradas por especialistas no agro, as conferências terão como pano de fundo o conceito de smart cities, que preconiza o uso das inovações tecnológicas para tornar as cidades eficientes, conectadas e sustentáveis (cidades inteligentes).

O espaço RS Innovation Agro + Smart Cities também realizará exposição de startups e oferecerá estúdio para gravação de podcasts ao vivo e área para coworking (local para trabalho compartilhado e independente).

“A universidade vem contribuir na identificação de empreendedores e de startups que queiram inovar. Vai ser um espaço diferenciado e que, certamente, vai contribuir para este momento de renovação, de reconstrução que o Estado está vivenciando”, destacou o reitor da Feevale, José Paulo da Rosa.

Impulso à renovação da Expointer

Segundo José Paulo da Rosa, a parceria com a Ebatec Brasil contribui para que o modelo da atual Expointer possa ser repensado.

“Depois desta grande enchente, que afetou, inclusive, o parque - e que precisa deste nosso apoio para ser reconstruído – vamos fazer isso com empreendedorismo e inovação”, garantiu o reitor da Feevale.

O prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, reforçou a importância que o evento tem para a feira como forma de fomentar, estimular e catalisar o processo de inovação dentro de todo a cadeia do agronegócio gaúcho, considerado o motor da economia do Estado.

“Olhando não apenas para a produção, mas para todas as etapas dessa cadeia. Este projeto está muito alinhado àquilo que a gente acredita que é um estímulo junto aos setores de serviços com base na tecnologia”, disse.

A Feevale, por sua vez, será responsável por mobiliar o Hub e gerenciar o espaço. O objetivo é desenvolver projetos em todas as áreas do conhecimento, focando em empresas e negócios. Isso deverá contribuir com a diversificação da economia de Esteio e do Estado, observando, de maneira mais efetiva, as questões do agronegócio.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895