Expointer

Expointer: Emater estima em 27,30% o aumento da produção na safra de verão 2025/26 no RS

Mesmo com área plantada sendo 0,5% menor do que a safra passada, previsão de normalidade nas condições climáticas representa aumento nas estimativas

Presidente da Emater/RS projetou uma safra positiva após anos de problemas climáticos que afetaram os produtores gaúchos
Presidente da Emater/RS projetou uma safra positiva após anos de problemas climáticos que afetaram os produtores gaúchos Foto : Pedro Piegas

A safra de verão 2025/26 do Rio Grande do Sul deve alcançar 35,3 milhões de toneladas, o que representa um crescimento de 27,30% em relação ao ciclo anterior. Os números foram divulgados pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS) na manhã de terça-feira (2), durante café da manhã com a imprensa realizado na 48ª Expointer.

Apesar da área plantada ser ligeiramente menor – 8,47 milhões de hectares, que representam uma queda de 0,5% frente a safra 2024/25 – o cenário climático projetado de normalidade favorece a produtividade mair neste próximo ciclo.

Entre as principais culturas, a soja aparece como destaque, com estimativa de 21,4 milhões de toneladas, aumento de 57,14% em relação à safra passada, impulsionada por uma produtividade prevista de 3.180 kg/ha (+58,29%).

O milho também apresenta avanço, com produção de 5,7 milhões de toneladas (+9,45%) em 785 mil hectares, alta de 9,31% na área. Já o arroz deve registrar retração, conforme já havia sido anunciado pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), e a produção estimada é de 8 milhões de toneladas, com uma redução de 8,10% em comparação ao último ciclo.

O feijão primeira safra também apresenta queda, com recuo de 17,27%, chegando a 46,4 mil toneladas. O levantamento ainda inclui a produção de sorgo, com estimativa divulgada pela primeira vez, em 11,8 mil hectares.

Veja Também

Ao apresentar os dados na Expointer, o diretor técnico da Emater/RS, Claudinei Baldissera, destacou que a soja e o milho devem puxar os resultados positivos. “São números importantes que, se confirmadas as condições climáticas, colocam o Estado numa posição de colher uma boa safra. O milho vem com aumento de quase 10% na área, em razão de vários fatores, inclusive programas de governo, condições de mercado e de clima que favorecem seu desempenho”, explicou.

O presidente da Emater/RS, Luciano Schwerz, lembrou as dificuldades enfrentadas nos últimos anos e ressaltou o impacto das políticas públicas no campo. “Se na safra passada sofremos com estiagem, agora queremos trazer expectativa de uma colheita que gere renda, com base, também, nos efeitos que as políticas públicas já têm gerado para poder dar apoio e suporte aos nossos produtores”, disse.

O secretário da Agricultura, Edivilson Brum, elogiou o trabalho de assistência técnica e extensão rural como elo fundamental com o produtor. “O que a Emater faz é construir alternativas junto com quem está no campo. Cada decisão técnica tem impacto direto na vida de famílias e no desenvolvimento das comunidades rurais”, destacou.

Clima deve favorecer safra

O meteorologista da Secretaria da Agricultura, Flávio Varone, avaliou que, depois de anos marcados por estiagens e extremos climáticos, o próximo ciclo deve ter condições mais equilibradas. “Tivemos um inverno típico, com frio intenso e chuvas bem distribuídas, e a primavera deve seguir dentro da normalidade, com setembro e outubro mais chuvosos e novembro um pouco mais seco. Para o verão, a projeção é de chuvas próximas da média, com temperaturas acima da normal climatológica, o que favorece o desenvolvimento das culturas”, explicou.