Expointer: Estudantes visitam Farsul em roteiro guiado

Expointer: Estudantes visitam Farsul em roteiro guiado

Iniciativa da Associação De Olho no Material Escolar busca levar aos jovens conhecimento sobre a atividade agropecuária

Patrícia Feiten

publicidade

Em visita à 45ª Expointer organizada pela Associação De Olho no Material Escolar, em torno de 700 estudantes de ensino fundamental e médio passaram pela Casa da Farsul no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Na sequência, os grupos conheceram diversas áreas do parque dedicadas à agricultura e à pecuária, em um roteiro que incluiu as sedes do SENAR, da Associação Brasileira de Angus e da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos, o Pavilhão da Agricultura Familiar e estandes de grandes fabricantes de máquinas agrícolas.

Segundo o economista-chefe da Farsul e um dos integrantes da associação, Antônio da Luz, a iniciativa, batizada de “Vivenciando a Prática”, busca levar aos jovens um entendimento dos desafios enfrentados pelo campo, desenvolvendo neles um senso de pertencimento ao agronegócio e o interesse pela busca de qualificação profissional na área. A ideia é que os estudantes aprendam sobre temas como agricultura familiar, uso de tecnologia, meio ambiente, educação financeira e cooperativismo, entre outros. “É mostrar para as crianças que elas podem, que isso é para elas”, explica Da Luz.

Fundada em junho de 2021, a Associação de Olho no Material Escolar é um movimento que busca a atualização do material didático para que os estudantes conheçam a realidade da agropecuária brasileira, que, na visão da associação, nem sempre é retratada com fidelidade nos materiais escolares. “O agro não é desmatador, não quer envenenar ninguém. O que se usa são tecnologias”, destaca o economista, exemplificando assuntos que considera serem, muitas vezes, abordados sem base em fundamentos científicos em fontes de informação não oficiais.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895