Expointer: modernidade marcante na oferta de máquinas

Expointer: modernidade marcante na oferta de máquinas

Conheça alguns dos principais lançamentos que as maiores montadoras de máquinas agrícolas trouxeram para Esteio

Patrícia Feiten

publicidade

Potência. Robustez. Design. Ergonomia. Conectividade. Acessibilidade. Facilidade de operação. Esses conceitos estarão expostos na grande vitrine tecnológica que é uma das marcas registradas da Expointer. De pequenos implementos e tratores compactos, que possibilitam o tráfego em áreas de difícil acesso, até máquinas de maior porte digitalmente integradas, quem for ao Parque de Exposições Assis Brasil disposto a renovar a frota ou ampliar o arsenal de ferramentas usadas na lavoura encontrará uma safra de novidades. Por trás de todos os modelos, um elemento comum: a promessa de elevar a produtividade no campo e, ao mesmo tempo, reduzir desperdícios e esforço humano. Confira algumas dessas atrações.

LS Tractor

Sul-coreana promove tratores de até 145 cv | Foto: LS Tractor / Divulgação / CP

Com foco na agricultura familiar conduzida em pequenas propriedades, a LS Tractor pretende promover na feira gaúcha sua linha de tratores de 25 a 145 cavalos, incluindo os modelos G40, R50 e R60 (foto). Menor raio de giro da categoria, transmissão com tecnologia de inversão do deslocamento de frente ou a ré, direção hidrostática ajustável, para melhor ergonomia, e tomada de força com três opções de velocidades são alguns diferenciais dos equipamentos compactos. Outro ponto forte, afirma o gerente de marketing e vendas da LS Tractor, Astor Kilpp, é a robustez, já que mesmo os tratores de baixa potência saem de fábrica com câmbio de 12 marchas. 

A marca sul-coreana também aproveitará a Expointer para fazer o pré-lançamento de uma série de tratores desenvolvida especialmente para o mercado sul-americano – um projeto iniciado em 2019 que havia sido adiado em razão da pandemia de Covid-19, explica Kilpp. Segundo o executivo, os novos modelos MT7.80 F e MT7.90 F atenderão à demanda por potências de 80 a 90 cavalos e são voltados à fruticultura e à cafeicultura. “Hoje, atendemos esses dois segmentos com 50 e 65 cavalos, mas esse mercado também precisa de um trator de maior potência e, até então, estávamos fora dessa parcela”, diz Kilpp. Os equipamentos começarão a ser fabricados em fevereiro de 2024, mas os agricultores interessados poderão fazer reservas durante a feira gaúcha. 

Jacto

Pulverizadores multitarefas | Foto: Jacto / Divulgação / CP.

No estande da Jacto, os visitantes poderão conferir uma linha de pulverizadores tratorizados, além de soluções para adubação e plantio e pulverização. Um dos modelos é o Advance 3000 AM24 Tandem, com barras de 24 metros, indicado para o cultivo de arroz, hortaliças e flores. Equipado com o sistema Multicontrol, o equipamento mantém a taxa de aplicação de produto em todo o talhão, mesmo que haja alterações de velocidade, segundo a fabricante. Outro destaque da marca é o pulverizador Condor 1200 AM 18, também com tecnologia Multicontrol e reservatório de 1.200 litros. Em pré-lançamento, a marca apresentará ainda a plantadeira Lumina 300. Tratorizada e autrotransportável, a novidade pode ser configurada com 16, 18 ou 22 linhas. 

Massey Ferguson

Solução integrada para o plantio | Foto: Massey Ferguson / Divulgação / CP.

Quem passar pelo estande da Massey Ferguson terá a chance de conhecer a nova solução de plantio formada pela plantadeira Momentum (18, 20, 22 e 24 linhas) e pelo trator MF 8S, com tecnologias integradas. Fazem parte do pacote piloto automático, que garante o paralelismo ideal entre as linhas de plantio, e o sistema de gerenciamento de frota, que monitora o desempenho da máquina, como em um carro de Fórmula 1, e transmite os dados a uma central que ajuda a avaliar as condições do equipamento. Com isso, a concessionária pode proporcionar atendimento personalizado ao produtor, evitando paradas inesperadas. O trator MF 8S vem com motor AGCO Power de 7,4 litros e 6 cilindros, que atinge potência máxima mesmo em rotações baixas, como 1.500 rpm. A cabine tem níveis de ruído de apenas 68 dB.

John Deere

Cabine mais ergonômica na série 5E | Foto: John Deere / Divulgação / CP.

Uma das principais novidades reservadas pela norte-americana John Deere para a Expointer é a série de tratores 5E com novo design de cabine. Focados nos pequenos agricultores, os modelos agora trazem uma cabine mais ergonômica, que promete um ganho de até 15% em visibilidade e até 25% menos vibrações, graças à opção do assento pneumático. Os modelos agora estão conectados pelo modem MTG, que permite fazer todo o acompanhamento da máquina em tempo real. Segundo o diretor de vendas da John Deere Brasil, Marcelo Lopes, a ideia é facilitar a vida do produtor e estimular cada vez mais a agricultura de precisão. “Por meio do Modem MTG, o agricultor pode monitorar sua operação no John Deere Operations Center™, sendo capaz de planejar e analisar todas as etapas do ciclo produtivo”, diz. 

New Holland 

Trator promove acessibilidade | Foto: Thaise Teixeira / Especial / CP Memória.

A New Holland Agriculture, marca da CNH Industrial, apresentará em Esteio o primeiro trator agrícola acessível do mundo produzido por uma montadora. Fabricado em Curitiba (PR), o modelo TL5 Acessível é voltado para pessoas com deficiência motora nos membros inferiores. Desenvolvido a partir da linha de tratores TL5, está disponível em versões de 80, 90 e 100 cv e pode ser usado nas principais tarefas dentro da propriedade rural, como preparação de solo, plantio, distribuição de calcário, colheita (em pequenas fazendas), silagem, roçagem, pulverização, distribuição de fertilizantes e serviços gerais. O modelo é equipado com plataforma de elevação e joystick, com o qual o operador comanda os movimentos necessários para o embarque e desembarque. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895