Expointer

Freio de Ouro tem final emocionante na Expointer

Garanhão Pampa de São Pedro e égua Alcalina 441 Maufer faturaram o prêmio. Confira vídeos

O garanhão Pampa de São Pedro e a égua Alcalina 441 Maufer faturaram o prêmio
O garanhão Pampa de São Pedro e a égua Alcalina 441 Maufer faturaram o prêmio Foto : Antonio Sobral
Uma prova emocionante marcou a finalíssima do Freio de Ouro 2010, realizada ontem pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Das arquibancadas lotadas, o que se viu foi uma disputa equilibrada. Entre os machos, Pampa de São Pedro (box 68) faturou o Freio de Ouro. O garanhão pertencente à GAP São Pedro, de Eduardo Macedo Linhares, de Uruguaiana, fez 21,281 pontos. Foi seu segundo título. Em 2009, ele conquistou o Freio de Prata, que neste ano ficou com Haragano da Boa Vista (box 80). O animal da Cabanha Marupá, de Roberto Augusto Scheid, em São Francisco de Paula, fez 21,215 pontos. O Freio de Bronze foi para Manotaço do Infinito (box 71), da Agropecuária Quitauna, de Cachoeira do Sul, com 20,740 pontos.

Na disputa das fêmeas, não havia favoritismo. Pelo menos dez das 14 finalistas tinham condições de vencer, disse Eduardo Móglia Suñe, um dos jurados. A égua Alcalina 441 Maufer (box 18) arrematou o Freio de Ouro com 21,792 pontos, dando à Cabanha Maufer, de Cruzeiro do Sul, o bicampeonato, motivo de comemoração do criador Claudino Weiand. Em 2009, a propriedade ganhou com Uva Merlot 340 Maufer. “Chegaram na ponta as éguas que não erraram”, resumiu Suñe. Levou o Freio de Prata, Oro Y Rienda do Infinito (box 19), de Roberto Davis, da Agropecuária Infinito, de São Sepé, com 21,021 pontos. Já o Freio de Bronze ficou com Herança do Carrachi (box 10), da Estância Vendramin, de Palmeira, com total de 20,779 pontos.

A tarde também consagrou o ginete Lindor Collares Luiz. Com sete premiações ao longo de 12 anos competindo no Freio, ele comandou as conquistas de Pampa de São Pedro e Haragano da Boa Vista.

Bookmark and Share






Confira um vídeo da Paleteada







Bookmark and Share