Grande campeã da raça holandês é de Salvador do Sul

Grande campeã da raça holandês é de Salvador do Sul

Aptidão produtiva foi determinante para vitória do exemplar, que foi estreante na feira de Esteio

Correio do Povo

Borg Lutske Cousteau Atwood é considerada evoluída para produção de leite

publicidade

A vaca Borg Lutske Cousteau Atwood 150 Fiv (box 1650) sagrou-se ontem a grande campeã da raça Holandês na 40ª Expointer. Com cinco anos recém-completados, a fêmea pertence ao criador Carlos Jacob Wallauer, da Agropecuária Fortaleza, de Salvador do Sul, e já havia sido vencedora da Agroleite, em Castro, no Paraná. “Não posso dizer que ela era favorita, mas como é harmoniosa, achei que iria se sair bem na Expointer”, disse Wallauer. 

Para o jurado José Ernesto Wunderlich Ferreira, o animal se destacou por demonstrar alto potencial produtivo. “É uma vaca muito evoluída para produção de leite em todos os aspectos”, acrescentou.


Rústico Devon: Campeões são de Pedras Altas

A Cabanha Timbaúba, de Pedras Altas, comemorou ontem a conquista dos dois grandes campeonatos de rústicos da raça Devon. O grande campeão foi Timbaúba 1005 (box 12) de 790 quilos. A grande campeã foi Timbaúba 1017 (box 18), com 419 quilos. “É uma satisfação imensa celebrar este resultado no ano em que a Timbaúba comemora 110 anos de criação da raça Devon e 60 da criação de Devon mocho”, afirmou o proprietário da cabanha, Alfredo da Silva Tavares, que representa a terceira geração da família no empreendimento.

Bella de Santa Alice leva o trono

Bella Sa 609 de Santa Alice 1151 (box 915) foi a grande campeã da raça Devon, escolhida pelo jurado inglês John May, presidente da Associação Britânica de Criadores de Devon. O proprietário da vaca é Armando Ribas, da Cabanha Santa Alice, de Santa Maria, representado na 40ª Expointer pelo filho, Henrique Ribas. A fêmea foi campeã terneira em 2015 e campeã vaquilhona maior em 2016. “A gente lembra do avô, do pai que queria muito estar aqui. Essa vitória é um presente muito grande”, reconheceu Henrique.

Modelo de inspeção será reformulado


O ministro interino da Agricultura, Eumar Novacki, informou ontem, na Expointer, que o governo irá reformular o sistema de inspeção federal e deverá implantar um modelo semelhante ao adotado pelo Rio Grande do Sul, que delegou à iniciativa privada a inspeção dos produtos de origem animal. O ministro Blairo Maggi já havia informado esta possibilidade no sábado, em Esteio. Novacki disse que o ministério contratou uma consultoria que deverá concluir um relatório sobre o assunto dentro de 60 dias. “Queremos um modelo focado em resultados e não em processos”.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895