Grande campeão da enchente, cavalo Caramelo, brilha no Desfile dos Campeões na Expointer 2024

Grande campeão da enchente, cavalo Caramelo, brilha no Desfile dos Campeões na Expointer 2024

Animal participa da cerimônia que apresenta os melhores exemplares de cada raça e pode trazer medidas federais de apoio ao endividamento rural no RS

Correio do Povo

Cavalo Caramelo simboliza a força e a resiliência do povo gaúcho

publicidade

O cavalo Caramelo, que se tornou símbolo da força e da resiliência gaúcha durante a enchente, participará do Desfile dos Campeões da Expointer 2024, nesta manhã, em Esteio. O animal ficou nacionalmente conhecido por sobreviver no telhado de uma casa quase 100% submersa, no bairro Mathias Velho, em Canoas, por vários dias durante a catástrofe climática de maio.

Segundo a diretora do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Secretaria da Agricultura (DDPA/Seapi), Rosane Collares, o animal encontra-se com a saúde em dia e passou pelas mesmas exigências sanitárias que todos os exemplares de argola expostos no parque Assis Brasil, em Esteio.

“Caramelo passou pela mesma inspeção, com todos os exames e atestados. Não foi aberta qualquer exceção”, garantiu Rosane.

O professor coordenador do curso de Veterinária da Ulbra, Jean Soares, destaca que Caramelo está na feira como símbolo da reconstrução e da resiliência do povo gaúcho. “Ele é o grande campeão das enchentes e de tudo o que a gente passou”, salientou. Soares afirma que a situação clínica e nutricional do animal está “ótima” e que o poder público ainda não definiu o destino do animal.

“Ele está super bem já faz algumas semanas e está bem alimentado. Apareceram vários interessados em ficar com ele, inclusive a Ulbra. Estamos cuidando dele para que a prefeitura lhe dê o melhor destino, assim como fará com os outros animais resgatados”, afirmou Soares.

Produtores aguardam novas medidas

A cerimônia de abertura dessa Expointer é ansiosamente aguardada pelos agricultores. A expectativa é que o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, anuncie novas medidas de apoio ao setor, que acumula dívidas desde 2021, causadas por três estiagens e agravadas pelas enchentes.

O ministro confirmou presença na noite desta quinta-feira, 29, por nota oficial e publicação em suas redes sociais, após anunciar o cancelamento da viagem devido à indisponibilidade de aeronave da FAB para a viagem de Brasília a Canoas.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895