Grandes campeões da raça Brangus são de Uruguaiana e Santa Maria
capa

Grandes campeões da raça Brangus são de Uruguaiana e Santa Maria

Cabanha São Bibiano ficou com o reconhecimento na categoria macho e, pela primeira vez, Fazenda São Manoel venceu na fêmea

Por
Franceli Stefani

Vaca Fsm Hemingway Panzer 4g 348 (box 1238) foi a escolhida grande campeã na categoria fêmea

publicidade

É da Cabanha São Bibiano, do município de Uruguaiana, o grande campeão da raça Brangus. A escolha e a premiação ocorreram na tarde de segunda-feira. Nascido em dezembro de 2017, o touro São Bibiano Sumaje 5223 (box 1211) foi o escolhido pelo avaliador Carlos Passos.

Há 40 anos produzindo campeões, o proprietário, Antônio Martins Bastos Filho, salientou a dedicação e cuidado demonstrado por toda a equipe. “Prestamos atenção desde a escolha da fêmea, o acasalamento com o touro, o cuidado alimentar e manejo são diversos requisitos. Sem deixar de lado a mão de obra especializada e a preocupação com a sanidade”, ressaltou.

De acordo com Bastos, o vencedor não está à venda. O animal de 2 anos será um reprodutor, devido à qualidade apresentada. “Provavelmente ficará de reserva para produzir sêmen ou em uma central para multiplicar a genética.”

Já na categoria fêmea, pela primeira vez a Fazenda São Manoel, de Santa Maria, levou a faixa de grande campeã. A vaca Fsm Hemingway Panzer 4g 348 (box 1238) foi a escolhida. O proprietário, Luiz Fernando Cezar da Silva, salientou que o reconhecimento coroou uma década de trabalho. “Ela tem características que a destacam, como a precocidade, tanto que ela veio prenhe para a Expointer e até estamos preocupados porque ela pode parir aqui”, revelou.

Silva contou que a aposta nos animais de argola deu certo. “O resultado nos dá mais segurança para continuarmos o trabalho”, afirmou o proprietário. Conforme Silva, a cria vai herdar a genética campeã. “A ideia é dar sequência ao que já vem sendo construído.”

Vaca Fsm Hemingway Panzer 4g 348 (box 1238) foi a escolhida grande campeã na categoria fêmea | Foto: Guilherme Almeida