Linha de ônibus fará trajeto direto de Porto Alegre até a Expointer
Metroplan e Secretaria da Agricultura devem anunciar detalhes da ação conjunta até esta sexta-feira, 16
publicidade
Uma linha de ônibus fará o trajeto de Porto Alegre até o Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, durante a Expointer. A solução deverá ser anunciada pela Secretaria da Agricultura e pela Metroplan, de forma conjunta, ainda nesta semana.
O objetivo é atenuar as dificuldades de deslocamento do público ao local via Trensurb, que segue inoperante na Capital. A Expointer se realiza de 24 de agosto a 1º de setembro.
Outras linhas devem ser disponibilizadas para fazer a integração entre as estações de trem na Região Metropolitana em funcionamento e a Expointer. Segundo a Seapi, faltam apenas detalhes, como intervalos e grades de horários.
A Trensurb confirma que foi solicitado um aumento na frota de ônibus para os fins de semana da exposição. A empresa assegura que a quantidade de ônibus será ajustada conforme a demanda e que mais informações serão divulgadas posteriormente pela equipe operacional.
Atualmente, os trens operam apenas entre as estações Canoas e Novo Hamburgo, de forma emergencial com restrições.
Trens retornam à Capital até 20 de setembro
A Trensurb informa que a principal meta do plano de recuperação é retomar a circulação dos trens entre as estações Novo Hamburgo e Farrapos até o dia 20 de setembro. Posteriormente, a previsão é estender o serviço até a Estação Mercado, no Centro de Porto Alegre, até 24 de dezembro. No entanto, a operação ainda será limitada por restrições de velocidade e intervalos entre viagens, com todas as garantias de segurança.
Devido às enchentes, duas das cinco subestações da Trensurb – Farrapos, em Porto Alegre, e Fátima, em Canoas – além de cabines de proteção ao longo da linha, foram alagadas, resultando em danos permanentes a equipamentos de alta tensão. As bombas da Estação Mercado estão em funcionamento e auxiliando na drenagem do túnel do Catamarã, que permanece fechado para acesso ao Cais Mauá.
A tarifa normal de R$ 4,50 permite aos usuários utilizar os ônibus para chegar ao Centro de Porto Alegre, junto à Estação Mercado, sem custo adicional.
Um usuário conta que as filas quilométricas ainda permanecem na Estação Mathias Velho, em Canoas, e que os passageiros aguardam o transporte no meio do esgoto.
“Zero acessibilidade. É um mar de formiguinhas. E o que mais me deixa triste é que as pessoas descem correndo, sem se preocupar em bater nos outros ou cair, para chegar na frente da fila”, disse, considerando um absurdo o intervalo de 18 minutos.