O lançamento do Espaço Itália na Expointer, realizado nesta segunda-feira, 1º, no Pavilhão Internacional, foi marcado pelo anúncio de uma missão oficial de empresários gaúchos à Itália, prevista para outubro. A iniciativa é promovida pelo Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre e pela Câmara de Comércio Italiana no Rio Grande do Sul, com o objetivo de ampliar as oportunidades de cooperação entre o estado e o país europeu.
A comitiva contará com a presença do governador Eduardo Leite, do cônsul-geral Valerio Caruso e do presidente da Câmara de Comércio Italiana e CEO da Be8, Erasmo Battistella, além de secretários estaduais e empresários de diferentes setores. As agendas na Itália incluirão encontros na embaixada brasileira, reuniões em ministérios e rodadas de diálogo com representantes do setor produtivo.
Entre os temas prioritários, está a criação de uma rota aérea direta entre Porto Alegre e Roma ou Milão — considerada estratégica para acelerar investimentos e facilitar o intercâmbio comercial, cultural e turístico.
Em sua fala, o governador Eduardo Leite destacou que a aproximação com a Itália vai além da herança cultural. “É uma celebração das nossas raízes, mas também um compromisso com o presente e o futuro. Queremos transformar essa relação em novas parcerias, investimentos e desenvolvimento econômico. Com o engajamento dos empresários e o apoio do governo, vamos aprofundar essa conexão” afirmou.
O cônsul-geral Valerio Caruso ressaltou que o gesto terá forte simbolismo. “Assim como o presidente da Itália esteve no Rio Grande do Sul recentemente, a ida da comitiva gaúcha a Roma será vista como um ato de amizade e comprometimento. É uma oportunidade de reforçar laços já existentes e abrir novas possibilidades”, disse.
Para Battistella, a missão tem potencial de consolidar uma agenda estratégica. “Trabalhamos para criar condições que viabilizem o voo direto Porto Alegre–Roma ou Milão. Essa ligação é fundamental para ampliar negócios e atrair investimentos em ambos os sentidos”, pontuou.
Espaço Itália e espumante comemorativo
O estande italiano na Expointer foi inaugurado na mesma ocasião. Com cerca de 100 m², o espaço é fruto da parceria entre Consulado e Câmara de Comércio e já está com todas as cotas de participação comercializadas. O ambiente foi projetado para receber associados e empresários interessados em estreitar relações com a entidade.
Entre as atrações, está o lançamento do Nova Espumante Branco Seco Trebbiano Toscano – Edizione Speciale, da Vinícola Nova Aliança. O rótulo celebra os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, que serão comemorados em 2025, e leva a chancela oficial do Consulado.
O evento também contou com a presença do vice-governador Gabriel Souza e de secretários estaduais, reforçando o peso institucional da parceria.