Parceria leva o título de supremo campeão entre os Hereford

Parceria leva o título de supremo campeão entre os Hereford

Animal foi batizado informalmente de Vacariano

Christian Bueller

É de São Gabriel o supremo campeão da raça Hereford na edição 2019 da Expointer

publicidade

É de São Gabriel o supremo campeão da raça Hereford na edição 2019 da Expointer. Batizado informalmente de Vacariano, o exemplar de 878 quilos do box 1022 pertence a uma parceria da Cabanha Vacacaí com as fazendas Mãe Rainha e Esperança. O macho de dois anos e com a tatuagem CV5182 também levou o título de grande campeão entre os Polled Hereford.

"Agradeço muito a meu pai que me ensinou os princípios. Graças a ele, estou seguindo este cantinho e não outro", se emocionou o expositor vencedor Raul Southall, que já levou títulos em outras edições da Expointer. Seu Alfredo, o pai, mesmo com dificuldades físicas se deslocou sob o sol para tirar fotos com o filho, o bovino campeão e as faixas. "Antes de ver se um terneiro tem potencial, já escolhemos a dedo o touro e a vaca que vão fazer a cruza. Pode dar certo ou não, mas essa expectativa que nos faz seguir o que temos feito", diz Southall, que considera essa vitória diferente das outras.

O responsável pela avaliação foi do médico veterinário uruguaio Santiago Bordaberry, que estreou como jurado na pista em Expointer. "Já estive nesta posição no Uruguai e na Argentina. Estou muito honrado", revelou. Bordaberry destacou o equilíbrio entre as virtudes de Vacariano e a estrutura de seu esqueleto. "Além disso, a pigmentação nos olhos demonstra bem a masculinidade do animal", acrescenta.

Entre os Hereford, o grande campeão foi Topass 3371, da Cabanha Touro Passo, de Uruguaiana. O macho do box 1025 prestes a completar três anos tem 1025 quilos. "Um campeão é a representação do que se vê de melhor em uma fazenda", conta o pecuarista Ricardo Pereira Duarte, pai de Guilherme, proprietário do vencedor. "É um orgulho vencer aqui no Parque Assis Brasil. Quando nasce, já vemos no terneiro pelo formato da cabeça se vai ser campeão", ensina.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895