Prosperato lança nova edição de azeite pioneiro
Primeiro assemblage de colheita precoce produzido no Brasil traz uma homenagem à Campanha Gaúcha em seu rótulo
publicidade
Em evento no primeiro domingo da 47ª Expointer, a Prosperato lançou uma nova edição do azeite Prosperato Origens, o primeiro assemblage de colheita precoce produzido no Brasil. O azeite foi elaborado por Rafael Marchetti, diretor e mestre de lagar da empresa, através de microlotes de azeitonas das variedades Koroneiki e Picual. O encontro foi realizado na casa do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva) e do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias Informações e Pesquisas do Estado do Rio Grande do Sul (Sescon-RS) no Parque de Exposições Assis Brasil, inaugurada nesta edição.
“O processo de elaboração do assemblage de colheita precoce é um pouco mais complexo do que o do blend tradicional, pois, nesta fase, as azeitonas mais verdes são mais difíceis de serem colhidas e possuem um rendimento menor em azeite. Em contrapartida, temos azeites com mais polifenóis e de maior complexidade sensorial”, explica Marchetti.
De acordo com o diretor, a junção das variedades Koroneiki e Picual também não é comum. “É difícil encontrar um blend entre essas duas variedades. A Koroneiki, azeitona grega, traz mais sabor para o azeite; já a Picual, espanhola, tem como característica o aroma frutado mais marcante”, ressalta.
Primeira edição
O azeite teve sua primeira edição lançada em 2023, em comemoração aos 10 anos da Prosperato. Desde então, acumula prêmios importantes. São 10 medalhas de ouro neste ano em concursos internacionais na Grécia, Itália, Inglaterra, Abu Dhabi, Estados Unidos, Israel e Japão.
A nova edição está disponível em embalagem com uma homenagem aos costumes do povo gaúcho. As garrafas de 500 ml possuem um design singular, complementado por um mini lenço vermelho produzido artesanalmente, remetendo à tradicional vestimenta gaúcha. O rótulo é ilustrado com a paisagem de um dos olivais da Prosperato na Campanha Gaúcha. Há ainda uma edição limitada apresentada em uma caixa de madeira de oliveira numerada, acompanhada por um mini pala de lã, ambos confeccionados à mão.
O Prosperato Origens estará disponível para venda em primeira mão na Expointer. A partir do início de setembro, também pelo e-commerce da marca.