Expointer

Raça Holandesa terá 35 animais de cor vermelha e branca na Expointer 2026

A raça Holandesa levará ao todo 181 animais na feira de Esteio, dos quais 146 exemplares são da variedade preta e branca

Crescimento da participação dos animais vermelhos e brancos aproxima modalidade de julgamento próprio
Crescimento da participação dos animais vermelhos e brancos aproxima modalidade de julgamento próprio Foto : Isabele Kleim / Divulgação / CP

A raça Holandesa tem 181 animais inscritos na Expointer 2026. Do total, 146 exemplares pertencem à variedade preta e branca e 35 à vermelha e branca, número que aproxima essa modalidade do mínimo de 50 inscrições exigido para a realização de um julgamento oficial exclusivo, uma das metas perseguidas pela Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando).

Para o presidente da Gadolando, Marcos Tang, o resultado das inscrições indica que a estratégia adotada pela entidade para estimular a participação da variedade vermelha e branca vem surtindo efeito.

"Entendemos que acertamos ao criar um julgamento adicional para esses animais. Ainda não é uma disputa oficial e ranqueada, mas as inscrições aumentam ano após ano e mostram que estamos cada vez mais próximos de conquistar um julgamento próprio", afirmou Tang.

A expectativa da entidade é consolidar esse crescimento nas próximas edições da feira.

Embora tradicionalmente parte dos animais inscritos não chegue ao parque, a projeção da Gadolando é reunir mais de 100 exemplares e mais de 20 expositores do Rio Grande do Sul e de outros estados.

Segundo Tang, o público encontrará animais de elevado padrão genético, tanto na avaliação morfológica quanto nos torneios leiteiros, que demonstram o desempenho produtivo da raça.

Tang ressalta que os criadores são os principais responsáveis pela qualidade da mostra. "As inscrições mostram o comprometimento dos expositores com a raça e com a Expointer. Agora trabalhamos para recebê-los da melhor forma possível, porque as verdadeiras estrelas da exposição são os animais e seus criadores", concluiu o presidente.

Veja Também