Recorde de maior fondue do Brasil é alcançado durante a Expointer

Recorde de maior fondue do Brasil é alcançado durante a Expointer

Associação de indústrias de laticínios bateu o recorde como meio de divulgar o setor

Camila Pessôa

Ao todo, foram utilizados 420 quilos de queijo

publicidade

O maior fondue do Brasil foi servido nesta quinta-feira (31) para os visitantes da 46ª Expointer. Com 420 quilos de queijo de 40 agroindústrias, a Associação das Pequenas e Médias Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Sul (APIL) inaugurou o recorde, para o qual não havia tentativas anteriores. A façanha está sendo auditada pela RankBrasil, empresa especializada que avalia recordes apenas em território nacional.

O objetivo é servir 3 mil pessoas e, assim, também inaugurar o recorde de maior número de pessoas servidas com uma preparação de fondue. Para a receita foram usados os queijos ementhal, gruyere, cobocó e colonial, além de conhaque e vinho branco para conferir mais sabor ao queijo. Dos 420 quilos de queijo, 240 foram derretidos. Os outros 180 quilos foram picados para serem mergulhados no fondue. 

"Selecionamos os queijos fundidos, que são os queijos de massa mais cremosa, e essa textura todo mundo já conhece. Ele é servido com queijos de todos os associados da Apil e pãezinhos de fermentação natural feitos por nós", conta o chef Christopher Machado, responsável pela elaboração e preparação da receita. 

Em 2019, a Apil já havia batido o recorde de maior pizza do Brasil. "Mas quando era a pizza não tínhamos o queijo como elemento central e hoje a gente quer pegar o queijo como principal", explica o chef. "Temos o objetivo de atingir 3 mil pessoas e mostrar à população a importância do nosso segmento lácteo", complementa o presidente da Apil, Humberto Brustolin. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895