Ritmo intenso da montagem de estandes prepara o Parque Assis Brasil para a Expointer

Ritmo intenso da montagem de estandes prepara o Parque Assis Brasil para a Expointer

Até esta quinta-feira, 1.398 animais já estavam instalados nos pavilhões

Patrícia Feiten

Ovelha no parque

publicidade

O Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, está quase pronto para a abertura da 44a Expointer, que ocorre de 4 a 12 de setembro e neste ano voltará a receber público após uma edição totalmente digital no ano passado. Segundo o subsecretário do parque, Gabriel Fogaça,a organização trabalha para concluir a montagem dos estandes dentro nos pavilhões e a céu aberto. Parte importante dos protocolos de saúde para garantir a segurança no local, os equipamentos com álcool em gel e lavatório de mãos já estão instalados, e os restaurantes se preparam para receber visitantes e trabalhadores durante os nove dias do evento.

A chegada de animais inscritos para a mostra intensificou-se ontem. Até as 17h, o parque havia recebido 1.398 animais, sendo a maior parte formada por ovinos, 689. Já haviam chegado também 366 bovinos, 137 equinos, 16 caprinos, 76 coelhos e 114 aves. A expectativa é de um fluxo maior nesta sexta e no sábado, diz ofiscal estadual agropecuário Aurelio Maia Vieira, coordenador de defesa sanitária no parque. “Sábado é o último dia para a entrada dos animais de argola (que vão a julgamento)”, lembra. Os animaisrústicos (destinados a provas e leilões) podem entrar no parque durante todo o período do evento.

Apesar da adoção de normas sanitárias, Vieira diz que o desembarque das "estrelas" do evento vem ocorrendo de forma tranquila desde a segunda-feira. A recepção aos animais ocorre no portão 8, mas antes proprietários e tratadores passam pelo portão 9, para fazer o teste contra a Covid-19 Cjhecaso não tenham providenciado o exame com antecedência. “Se estiver tudo certo, ele recebe uma pulseira verde de identificação e acesso. Depois, ele (o criador) entra com os animais no parque, é feita a recepção aos mesmos, e ele é liberado para alojá-los nos pavilhões”, explica o fiscal.Nesta edição, a Expointer soma 4.057 animais inscritos, sendo 2.825 de argola e 1.232 rústicos.

Até as 18h de ontem, haviam sido vendidos 20.980 ingressos para a Expointer, de acordo com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural. A comercialização é feita exclusivamente pela internet, e os interessados podem adquirir os bilhetes no site oficial da Expointer (expointer.rs.gov.br)


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895