Tempo bom leva grande público para o primeiro dia da Expointer 2023

Tempo bom leva grande público para o primeiro dia da Expointer 2023

Fim do mapa impresso e opção de localização on-line foram criticados por visitantes

Correio do Povo

Primeiro dia de Expointer foi marcado pela grande presença de público pelo parque de exposições

publicidade

O primeiro dia da 46ª edição da Expointer foi marcado por grande presença do público no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Famílias, namorados e solteiros aproveitaram a abertura da feira para passear pelas ruas e conhecer as novidades.

Depois de uma manhã com sol e temperatura agradável, apesar de logo cedo os termômetros de ruas do parque marcarem 8ºC, as nuvens chegaram ao parque no início da tarde. Com o tempo nublado, a temperatura baixou e, por volta das 18h, ela era de 13°C e sensação térmica bem abaixo. Com o avançar da noite, as ruas foram esvaziando, mas as pessoas que ainda circulavam pelo local se mostravam satisfeitos com a 46ª edição.

Cleide Padilha, de Caxias do Sul, que estava acompanhada do marido Alessandro Neto e da filha Ana Laura, de 12 anos, comemoraram a oportunidade de conhecer a feira. “A Expointer está ótima. O fato de ter uma diversidade enorme de entretenimento no mesmo local é fantástico. Adoramos ver os animais”, revelou Cleide.

O casal Eduardo Fantinel e Priscila Biondo Fantinel, acompanhados dos filhos João Pedro, de 10, e Alice, de 4 anos, compartilharam da opinião dos amigos da mesma cidade. “A única parte negativa da feira é o mapa. Nesta edição, não imprimiram e o digital é muito ruim de encontrar o que desejamos, ainda mais no celular”, lamentou Eduardo Fantinel.

O mapa impresso não é mais distribuído e o Mapa Interativo Online é uma das novidades da feira. De acordo com a organização, a novidade surge para facilitar a localização de pessoas e de veículos. Para acessar o mapa digital, os visitantes devem apontar as câmeras de celulares para QR codes (código de barras bidimensionais) aplicados em 170 placas distribuídas pelo perímetro do parque.


Visitantes tem acesso a um mapa interativo online através de um QR Code colocado nas placas das quadras do Parque de Exposição Assis Brasil - Foto: Fabiano do Amaral
 

“A pessoa faz a leitura do QR code e acessa o site. Ali, ela vai encontrar onde está, localizar todas as saídas, estacionamentos, estandes e vai poder andar tranquilamente sem medo de se perder”, esclarece Carlos Eduardo Santana, diretor de eventos do parque.

Outro recurso do mapa digital é uma ajuda para os visitantes encontrarem o local onde estacionaram o carro. “Para isso, a pessoa precisa marcar (no mapa) onde ele deixou o carro. Depois, ele consegue fazer com o que o mapa dê o percurso de retorno através do GPS (geolocalização)”, complementa Santana. O mapa digital da Expointer também pode ser acessado através do site www.nossomapa.online. O tradicional pode ser baixado pelo site oficial da Expointer.

Os casais Nina e Luis Menezes e Simone Vianna e Luciano Cerveira, de Canoas, também aprovaram a visita a Expointer. “Adoramos tudo. Da prova dos vinhos na agricultura familiar até os animais, que são lindos. Estava joia”, comemorou Nina. “A única parte negativa foi a diminuição no espaço para o público na pista do Cavalo Crioulo. Gostamos muito, mas, com as alterações, não podemos assistir”, lamentou Cerveira.

A 46ª edição da feira começou hoje e segue até dia 3 de setembro, das 8h às 20h30min para entrada de pedestres e veículos. E a previsão é de que os dias de feira serão de sol, conforme a MetSul Meteorologia. O sol vai predominar em Esteio até a próxima sexta-feira, com muitos momentos de céu azul e claro com pouca nebulosidade. A virada no tempo está prevista somente no fim de semana de encerramento da feira.

Até às 19h40min, a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação não havia divulgado o balanço com os números do primeiro dia da Expointer.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895