Fenasul e Expoleite, lançadas nesta quarta-feira, em Esteio, prometem atrações a partir do dia 17

Fenasul e Expoleite, lançadas nesta quarta-feira, em Esteio, prometem atrações a partir do dia 17

Feiras acontecerão até o dia 21 de maio, no Parque de Exposições Assis Brasil, com a presença de pelo menos 300 animais de raças leiteiras

Nereida Vergara

Entidades e autoridades brindaram o lançamento dos eventos com o brinde de leite

publicidade

Para os moradores de Porto Alegre e Região Metropolitana que apreciam a conexão entre a vida da cidade e do campo, o Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, oferecerá, entre os dias 17 e 21 de maio, uma série de atrações dentro da 17ª Fenasul e 44ª Expoleite. Lançados na manhã desta quarta-feira, na casa da Associação de Criadores de Gado Holandês, no parque, os eventos vão reunir bovinos e bubalinos de várias raças, com destaque para o rebanho leiteiro, que terá 147 exemplares da raça Holandesa e 145 da raça Jersey, além de animais Girolando, Gir Leiteiro e gado de corte. Também devem participar equinos e pequenos animais (menos aves, em razão das restrições impostas pela gripe aviária). 

O presidente da Gadolando, Marcos Tang, destacou em sua apresentação o momento delicado que vive a produção leiteira do Rio Grande do Sul, depois de três ciclos de estiagem que, segundo ele, "esvaziaram" os silos da propriedades onde são guardados os estoques de milho. Disse, porém, que a realização dos eventos é motivo de alegria e momento para refletir sobre as alternativas que pode dispor o segmento para produzir alimentação para o gado, mesmo quando em estações secas. "Trouxemos para a discussão sobre a produção de trigo para alimentação animal, conhecimento que não temos e que nos sobra no caso do milho, que infelizmente o clima está dificultando a produção", destacou Tang.

O dirigente chamou a atenção para os eventos paralelos à Fenasul/Expoleite, como a Multifeira de Esteio (mostra comercial promovida pela prefeitura do município) e a 18ª Feira de Terneiros, Terneiras e Vaquilhonas, realizada pela Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), no dia 17 de maio, com oferta de 500 animais. Neste ano, não ocorrerá durante as exposições o Bocal de Ouro, tradicional seletiva do Cavalo Crioulo para a prova do Freio de Ouro, que ocorre na Expointer, em razão de que o Complexo do Cavalo Crioulo está em obras.

Muito procurada pelos visitantes, a Feira da Agricultura Familiar da Fenasul/Expoleite deste ano contará com 32 empreendimentos, 12 a mais que no ano passado, num crescimento superior a 50%. Segundo o assessor de política agrícola e feiras da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag), Jocimar Rabaioli, apesar do número reduzido de expositores, se comparado a outras feiras de agricultura familiar que ocorrem no Estado, o espaço reservado às agroindústrias nos eventos do leite trarão um mix completo dos produtos coloniais, como salames, queijos, doces, bebidas, pães, cucas e biscoitos.

Durante o evento, o diretor executivo do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Rio Grande do Sul (Sindilat/RS), Darlan Palharini, cobrou a liberação de recursos do Fundo de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Leite do Rio Grande do Sul (Fundoleite) do governo do Estado. O secretário da Agricultura, Giovani Feltes, afirmou que ainda há burocracias a serem superadas, mas que já se encontram em análise jurídica. O valor do Fundoleite é estimado em R$ 30 milhões.

Ao final da cerimônia de lançamento, entidades promotoras e autoridades, entre elas o prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, e o secretário de Agricultura do Rio Grande do Sul, Giovani Feltes, fizeram o tradicional brinde com o leite. A feira vai funcionar todos os dias 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895