Otimismo marca a volta da Fenasul

Otimismo marca a volta da Fenasul

Após três anos, exposição ocorre de 18 a 22 de maio, no Parque Assis Brasil, em Esteio

Nereida Vergara

Autoridades e representantes do setor produtivo comemoram retomada

publicidade

Resultado do esforço de organização do setor leiteiro em parceria com as principais entidades ligadas ao agronegócio do Rio Grande do Sul, foi lançada nesta quarta-feira a 16ª Fenasul/43ªExpoleite, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Na presença do governador Ranolfo Vieira Júnior, do secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Domingos Velho Lopes, e da subsecretária do Parque, Elizabeth Cirne Lima, o presidente da Associação de Criadores de Gado Holandês (Gadolando), Marcos Tang, comemorou a concretização das duas feiras, que acontecem na próxima semana, de 18 a 22 de maio, depois de três anos ausentes do parque em razão da pandemia. 

"É um momento de reencontro. Esta é a grande oportunidade de conseguirmos unir campo e cidade", disse Tang, ao ressaltar que a edição deste ano vai contar com todas as raças leiteiras (Holandês, Jersey e Girolando), equinos, gado de corte, búfalos e pequenos animais. O dirigente admitiu que a crise sacrificou o produtor de leite, mas garantiu que aposta na melhoria do ânimo da categoria a partir das exposições. "A volta da chuva devolveu as pastagens ao produtor de leite, mas ainda não solucionou os problemas", completou.

O secretário Domingos Velho Lopes também saudou a parceria entre as entidades que tornou possível a retomada da Fenasul e da Expoleite. "Percebemos que há uma grande vontade do setor de se reencontrar, por isso somos totalmente parceiros do evento e vamos transferir nosso gabinete para cá na semana que vem", anunciou. 

"Fenasul e Expoleite são feiras que preservam as suas origens, mas que agregam e valorizam outros setores da nossa economia, provas e competições de diferentes raças e que, este ano, trazem uma programação cultural bastante variada e uma valorização aos empreendedores da nossa região", destaca o prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, que sediará no parque,no mesmo período, a Multifeira do município.

A Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag) salientaram a importância da exposição conjunta para a atividade rural. O presidente do Sistema Farsul, Gedeão Pereira, lembrou que o evento destaca o setor leiteiro, "importante pilar da economia do agronegócio do Rio Grande do Sul”. Carlos Joel da Silva, presidente da Fetag, afirmou que para a entidade as feiras têm duplo interesse: dar evidência às agroindústrias familiares e ao produtor de leite da pequena propriedade.

Além da exposição de animais, a Fenasul/Expoleite terá uma classificatória para o Freio de Ouro, fóruns temáticos, shows musicais, palestras e seminários, com entrada franca. Segundo as entidades organizadoras - Secretaria da Agricultura, Prefeitura de Esteio, Gadolando, Febrac, Farsul e Fetag - a próxima edição ocorre no período de 17 a 21 de maio de 2023.
 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895