Feovelha 2023 começa nesta quinta-feira
O evento acontece entre os dias 26 e 28 de janeiro no Parque Charrua, em Pinheiro Machado e tem entrada franca
publicidade
O município de Pinheiro Machado se prepara para abrir os portões de uma das maiores e mais conhecidas exposições gaúchas de ovinos, a 39ª edição da Feira e Festa Estadual da Ovelha (Feovelha). O evento acontece entre os dias 26 e 28 de janeiro no Parque Charrua, em Pinheiro Machado, tem entrada franca, e deve reunir tanto lideranças do setor como ovinocultores. Uma das reuniões mais importantes será a da Câmara Setorial da Ovinocultura, que ocorre em conjunto com a reunião da Comissão de Ovinos da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), a partir das 15 horas, no dia 26.
Segundo a organização, a feira deve contar com 3.225 animais, entre ovelhas de genética e rebanhos comerciais. A abertura oficial do aguardado Rematão ocorre no dia 26, às 14 horas, na pista A do parque, mas também pode ser acompanhada pelas redes sociais da feira. Na cerimônia deve ocorrer também a apresentação do manifesto em prol da ovinocultura no Estado e a premiação dos melhores lotes do evento. Demais remates ocorrem no dia 28, a partir das 10:30 da manhã nas pistas A e B.
Para o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO), a expectativa de vendas é que tanto os preços como a quantidade de animais negociados atinjam patamar semelhante ao do ano passado. “Eu seria muito atrevido em te dizer que a gente vai vender tudo, é um outro momento do mercado. Mas a expectativa é boa, porque é uma feira tradicional e acontece em uma região do Estado que é muito ovelheira”, ressalta Gressler.