person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Fiscalização apreende 3,9 toneladas de produtos impróprios no litoral gaúcho

Barreiras sanitárias do governo do Estado visam manter segurança dos alimentos

| Foto: Cassiane Osório / Divulgação Seapi / CP

Fiscalizações realizadas em barreiras fixas e volantes já vistoriaram mais de 1,5 mil veículos e apreenderam e inutilizaram cerca de 3,9 toneladas de produtos lácteos, cárneos e ovos desde 16 de dezembro. A Operação Verão Total, do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (DDA/Seapi), realiza abordagens em pontos estratégicos do Litoral para inspecionar produtos de origem animal e cargas vivas, visando a segurança dos alimentos.

A cada semana uma equipe é responsável pela execução das barreiras de fiscalização em diferentes municípios, com o apoio da Brigada Militar e participação de dois médicos veterinários e dois técnicos agropecuários. A atividade busca impedir que produtos de origem animal impróprios para o consumo cheguem a veranistas e moradores. “Além de retirar esses produtos de circulação, também acabam inibindo práticas irregulares pela certeza das fiscalizações diárias que estão ocorrendo em diversos municípios”, destaca o chefe da Divisão de Controle e Informações Sanitárias da Seapi, Eduardo Zart.

Na última quinta-feira, a equipe esteve em Xangri-lá, onde foi feita verificação da conformidade da carga e de produtos de origem animal, em pontos como temperatura e acondicionamento. “No caso de cargas vivas, averiguamos as guias de trânsito (GTAs) e os documentos zoosanitários necessários para o deslocamento desses animais, para evitar a entrada de doenças no Rio Grande do Sul e manter nosso rebanho livre de enfermidades”, afirma Dailon Rafael Zart, fiscal estadual agropecuário e médico veterinário.

Até 7 de fevereiro, foram realizadas 72 barreiras de fiscalização, com mais de 1,5 mil veículos vistoriados, fiscalização de mais de 210 bovinos ou animais suscetíveis à febre aftosa e mais 4,3 mil aves para controle da gripe aviária. Também houve fiscalização de mais de 560 toneladas de produtos lácteos, cárneos e ovos e emitidos 48 autos de infração, 45 autos de apreensão/inutilização e apreensão e inutilização de cerca de 3,9 toneladas de produtos lácteos, cárneos e ovos.

Correio do Povo