Operação no Litoral Norte fiscalizará produtos de origem animal até março

Operação no Litoral Norte fiscalizará produtos de origem animal até março

Fiscais do Estado montam barreiras fixas e volantes e atuarão em propriedades

Correio do Povo

Fiscais agropecuários já estão atuando em rodovias

publicidade

Barreiras fixas e volantes e abordagens para fiscalização de produtos de origem animal e animais vivos estão sendo feitas nas estradas do Litoral Norte gaúcho pelo setor de vigilância e defesa sanitária animal da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi). As ações integram a Operação Verão Total 2023-2024, que foi lançada no final de semana e terá atividades até 10 de março.

O chefe da Divisão de Controle e Informações Sanitárias da Seapi, Eduardo Zart, explica que, além de barreiras, a fiscalização terá atividades em propriedades rurais para combate ao abate clandestino e auxílio nas atividades do Ministério Público e da Polícia Civil. O objetivo é garantir a segurança dos alimentos comercializados aos veranistas. “Além disso, são realizadas ações para controle da gripe aviária que, atualmente, tem sido reportada em mamíferos aquáticos ao longo da costa do Estado”, disse Zart.

Na temporada passada, a Seapi fez 115 barreiras de trânsito, abordando 1.226 veículos. Foram fiscalizados mais de 3 mil animais suscetíveis à febre aftosa, mais de 2,5 mil toneladas de produtos lácteos e mais de 900 toneladas de produtos cárneos. Na operação, foram apreendidos e inutilizados mais de 44 toneladas de produtos lácteos e 50 toneladas de produtos cárneos.

Veja Também


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895