Governo do RS vai abater parte do ICMS da Cotrifred

Governo do RS vai abater parte do ICMS da Cotrifred

Cooperativa Tritícola de Frederico Westphalen foi enquadrada no Fundopem-RS

Correio do Povo

publicidade

O governo do Estado vai financiar uma parte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) da Cooperativa Tritícola de Frederico Westphalen (Cotrifred), da qual fazem parte mais de 100 produtores. O abatimento foi viabilizado por meio de um acordo assinado nesta quarta-feira pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec-RS) que inclui a cooperativa no Fundo Operação Empresa do Rio Grande do Sul (Fundopem-RS). De acordo com a Sedec, o objetivo da ação é desenvolver o setor de laticínios, que tem produtores representados entre os membros da Cotrifred, e “garantir o desenvolvimento econômico da região do Médio Alto Uruguai”.

"O Fundopem é uma política pública que viabiliza, por meio do abatimento do ICMS, descontos que variam conforme o projeto. É um benefício que permite à indústria investir em melhorias nos seus processos de produção", explicou, em nota, em nota da Sedec, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo. A inclusão da Cotrifred no Fundopem vai auxiliar nos planos da cooperativa de aumentar em 20% - o que leva a um total de R$ 1,8 milhão - os investimentos na produção de queijo ao longo dos próximos oito anos. Esse valor vai ser destinado às instalações industriais e equipamentos para o setor lácteo.

O objetivo da Cotrifred, agora, é tornar-se uma produtora nacional com a expansão para outros estados. "A longo prazo, queremos também exportar os nossos produtos, internacionalizando a marca e trazendo benefícios para a economia gaúcha", completou o presidente da cooperativa, Elio Pacheco, na nota da Sedec.  


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895