Hackathon trará soluções para a viticultura

Hackathon trará soluções para a viticultura

Evento da Cooperativa Vinícola Aurora, que está com inscrições abertas, acontece entre 7 e 9 de maio

Nereida Vergara

Evento terá vinhedo experimental concebido para a colheita mecanizada

publicidade

Até esta quarta-feira, dia 10 de abril, a Cooperativa Vinícola Aurora recebe inscrições para o Hack Vitis, hackathon (competição de criadores de tecnologias) destinado especialmente às necessidades do produtor de uvas para a indústria vinícola. A competição ocorrerá entre os dias 7 e 9 de maio, durante a sétima edição da feira Vitis Aurora, nas dependências da cooperativa localizada em Pinto Bandeira, na região da Serra. As inscrições podem ser feitas aqui.

Conforme o gerente agrícola da Aurora, Maurício Bonafé, pela primeira vez estudantes são convocados para apresentar soluções para problemas enfrentados pelo produtor nos vinhedos. "Neste ano, o desafio foi proposto para estudantes de mestrado do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), que receberão a lista de problemas que escolhemos para então pensar nas soluções que apresentarão durante o evento", explica.

Bonafé exemplifica pelo menos dois gargalos vividos pelo produtor de uva na região: a contratação de mão de obra para a colheita da safra e a aplicação de defensivos nos parreirais com a utilização de drones. "Também estamos inscrevendo startups que já estejam com inovações em andamento para que participem do Vitis Aurora", complementa.

Neste ano, a feira de negócios, inovação e sustentabilidade promovida pela cooperativa contará com 100 expositores e pelo menos 10 palestrantes. "Vamos levar um meteorologista para discutir com o produtor já os preparativos para a safra de 2024/2025", ressalta Bonafé. Um vinhedo experimental também será apresentado aos agricultores para que aprendam como fazer o plantio com vistas à colheita mecanizada.

São esperados pelo menos 5 mil agricultores ao evento, além do público em geral, já que o Vitis Aurora tem entrada franca.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895