Mau tempo provoca cancelamento da abertura da safra de citros em Montenegro

Mau tempo provoca cancelamento da abertura da safra de citros em Montenegro

Evento ocorreria nesta sexta-feira no município que concentra a maior área plantada e os melhores índices de produtividade do Estado

Correio do Povo

Estimativa é de que este ano sejam colhidas 54 mil toneladas de bergamotas, 5,5 mil toneladas de laranjas e 400 toneladas de limões em Montenegro

publicidade

As chuvas provocaram o cancelamento da 23ª Abertura da Safra de Citros do Rio Grande do Sul, agendado para a tarde desta sexta-feira, em Montenegro. O evento ocorreria no ginásio de esportes da localidade de Campo do Meio, reunindo lideranças do setor, produtores, técnicos e comerciantes. Estavam previstas ainda visita a um pomar e mostra gastronômica.

O município de Montenegro concentra a maior área plantada de citros e os melhores índices de produtividade do Estado, conforme a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural. São cerca de 3,3 mil hectares de pomares, sendo 3 mil hectares destinados à produção de  bergamotas, especialmente a variedade Montenegrina. A estimativa do município é de que este ano sejam colhidas 54 mil toneladas de bergamotas, 5,5 mil toneladas de laranjas e 400 toneladas de limões.

Neste ciclo, o efeito de três anos consecutivos de estiagem impactou a produtividade de frutas nas variedades precoces, com redução de 20% a 30%, e causou redução no tamanho das frutas, conforme a Emater/RS-Ascar. 

A abertura da colheita teria visita à propriedade dos irmãos Alessandro e Marcelo Kettermann. Ao final, estava prevista mostra gastronômica organizada pelos Grupos Organizados do Lar (Gols) da Emater. 

O secretário municipal de Desenvolvimento Rural de Montenegro, Ernesto Kasper, observa que a abertura da safra é um evento simbólico, que permite a troca de experiências entre aqueles que vivem, no dia a dia, o trabalho e as dificuldades da cadeia produtiva dos citros. “É também um momento em que o contato direto com as lideranças permite projetar melhorias e ações que tornem a produção mais lucrativa e qualificada”, acrescenta.

A realização do evento é do governo do Estado e da prefeitura de Montenegro, com apoio da Fetag-RS, Biocitrus, Câmara Regional de Citricultura do Vale do Caí, Emater, Ecocitrus, Grupos Organizados do Lar, Associação de Fruticultores de Montenegro e Associação de Produtores Rurais de Campo do Meio e Região. O patrocínio é do Sicredi.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895