Moradores da região da Campanha festejam definição da construtora que finalizará obras da barragem Taquarembó

Moradores da região da Campanha festejam definição da construtora que finalizará obras da barragem Taquarembó

Sultepa foi declarada vencedora da concorrência pública para a conclusão do empreendimento, parado desde 2017

Itamar Pelizzaro

publicidade

A empresa Sultepa Construção e Comércio Ltda, em consórcio com a Bourscheid Engenharia e Meio Ambiente, foi declarada vencedora na licitação realizada pelo Estado para a conclusão das obras da barragem do arroio Taquarembó e a execução dos programas ambientais, no limite dos municípios de Dom Pedrito e Lavras do Sul, na região da Campanha. O resultado do julgamento da proposta de preço foi publicado nesta terça-feira no Diário Oficial do Estado, com valor de R$ 130.474.406,46. Agora, o processo será encaminhado para avaliação da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage) e, após o aval da Cage, segundo a Secretaria de Obras Públicas (SOP), o certame fica apto para homologação e assinatura do contrato e o reinício dos trabalhos. Como a obra conta com recursos da União, também deve passar por análise do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.

Na região do empreendimento, a expectativa é de que os trabalhos na barragem sejam retomados depois do Carnaval, que, este ano, será em 12 de fevereiro. “Já prometi que, quando a empresa estiver instalada no canteiro de obras, vamos comemorar com um churrasco para 120 pessoas”, brincou o presidente da Associação de Usuários da Água da Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria (AUSM), Edison Moreira Silva. A associação tem acompanhado todos os passos para reinício do empreendimento, iniciado em 2008 e interrompido em 2017, com cerca de 60% da obra concluída.

Prioridade do Estado

Conforme a SOP, a obra é uma prioridade do governo estadual, para fortalecer as políticas de irrigação e o enfrentamento às estiagens. A AUSM estima que o sistema completo deve agregar em torno de R$ 1,2 bilhão por ano de faturamento na região bacia hidrográfica, com irrigação de multiculturas e geração de 4 mil empregos diretos e indiretos. Após a retomada e conclusão das obras, o sistema da Taquarembó precisará receber ações complementares como a construção dos canais, o que exigirá estudos de impacto ambiental.

A barragem é construída em concreto, com barramento de 350 metros de comprimento por 34 metros de altura. A capacidade de armazenamento é de 116 milhões de metros cúbicos de água, em um lago de 1,7 mil hectares, suficiente para irrigar 50 mil hectares. O prazo para conclusão dos trabalhos é de 21 meses a partir da retomada dos trabalhos.

Veja Também


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895