Produção estadual de leite cresceu 80% em 15 anos

Produção estadual de leite cresceu 80% em 15 anos

Informação foi entregue pelo Sinadilat em formato de radiografia do setor à Subcomissão do Leite da Câmara dos Deputados

Nereida Vergara

publicidade

O Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat) entregou uma radiografia do setor leiteiro a parlamentares membros da Subcomissão do Leite da Câmara dos Deputados que visitaram a sede da CCGL nesta sexta-feira, em Cruz Alta. O documento, que marca os 52 anos de atuação do Sindilat, apresenta informações sobre a produção, ações de fomento do setor, atuação do Conseleite (que estabelece o valor de referência a ser pago ao produtor mensalmente) e a retomada do Fundoleite.

Segundo o secretário-executivo do Sindilat, Darlan Palharini, houve interesse dos deputados em levar o modelo do Fundoleite – que prevê a contribuição de R$ 0,00131 por litro de leite industrializado no estado para aplicação em ações de desenvolvimento do setor – para outras unidades da federação. Participaram da visita técnica os deputados federais Alceu Moreira, Aline Sleurjes, Benes Leocádio e Domingos Sávio.

O relatório do Sindilat revela que, entre 2004 e 2019, a produção leiteira do Rio Grande do Sul, que está em 99,4% dos municípios, cresceu 80,93%, passando de 2,36 bilhões  para 4,27 bilhões de litros por ano. O número de vacas ordenhadas a cada ano chegam a 1,18 milhão.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895