Produtores de queijo artesanal serrano já podem solicitar o selo arte

Produtores de queijo artesanal serrano já podem solicitar o selo arte

Seapdr publicou em abril a IN que autoriza o uso da etiqueta

Carolina Pastl*

Produtores de queijo artesanal serrano vão poder solicitar o selo arte

publicidade

A Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) publicou a Instrução Normativa (IN) Número 03/2021 autorizando o uso do Selo Arte no queijo artesanal serrano pelos produtores que atendem aos requisitos da legislação vigente.

Os interessados que se enquadrarem nos pré-requisitos devem encaminhar a documentação exigida pela IN, que está disponível no site da secretaria, pelo e-mail agroindustria@seapdr.rs.gov.br, ou procurar um dos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar para apresentar a solicitação de adesão.

O Selo Arte, definido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) garante que o produto é artesanal e que sua elaboração emprega mão de obra familiar e leva em conta o saber fazer, a tradição e a geografia local.

“A nova identificação possibilita ao produtor acessar novos mercados em todo o país”, acrescenta a secretária da Agricultura, Silvana Covatti.

O queijo artesanal serrano, que recebeu em março do ano passado o selo de Indicação Geográfica (IG), na modalidade Denominação de Origem (DO), do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), é produzido a partir de leite cru em queijarias de 16 municípios gaúchos e 18 catarinenses da região dos Campos de Cima da Serra.

*Sob supervisão de Elder Ogliari


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895