Visita de Geller ao Show Rural marca pacificação

Visita de Geller ao Show Rural marca pacificação

Secretário de Política Agrícola do Mapa visitou ontem a exposição e afirmou que o governo federal quer “construir pontes” com o agro

Correio do Povo

O secretário de Política Agrícola do Mapa, Neri Geller (segundo da direita para a esquerda), esteve presente no Show Rural Coopavel nesta terça-feira, 7.

publicidade

O secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Neri Geller, deu início ao processo de reaproximação do atual governo federal com o agronegócio brasileiro. Em visita oficial ao Show Rural Coopavel, ontem, Geller afirmou que o objetivo da pasta é “construir pontes para que o setor se apresente na esfera de governo para discutir políticas que possam dar resultados à economia, na geração de emprego e de renda”. Segundo o secretário, a ideia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é que o Mapa seja “a casa do produtor rural” e o fórum adequado para buscar as soluções necessárias ao bom funcionamento do setor.

A lista de demandas com as quais o ministério precisa lidar é imensa, conforme Geller, a começar pela operacionalização do Plano Safra em vigor, que tem várias linhas com recursos esgotados. “Temos dificuldades orçamentárias e estamos tentando construir soluções de curto, médio e longo prazo”, pontuou. O secretário adiantou que o próximo Plano Safra, que passa a valer a partir de julho de 2023, já está em discussão pelo governo. A intenção é combinar recursos oficiais para equalização das taxas de juros com mecanismos de financiamento disponíveis na iniciativa privada. 

Geller foi recebido pelo presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, e por outros dirigentes da cooperativa. No encontro, recebeu informações sobre a produção estadual e as principais demandas do segmento cooperativista. “A Show Rural é uma das grandes protagonistas do agronegócio, uma das mais importantes do país. Queremos ouvir bem o setor”, afirmou Geller. 

Também esteve em visita ontem à exposição paranaense o presidente da Embrapa, Celso Moretti, que prestigiou a cerimônia de lançamento de novas cultivares de feijão e soja no estande da empresa de pesquisa. Moretti reiterou o potencial de crescimento sustentável da agropecuária brasileira. “O Brasil, ao proteger mais de 60% do seu território, mostra para o mundo que é possível produzir e preservar o meio ambiente”, comentou. Moretti se disse impressionado com o tamanho e a qualidade do evento, que visitou pela primeira vez neste ano. “Esse é um belíssimo palco para comemorarmos os 50 anos de uma empresa de pesquisa reconhecida no Brasil e no mundo.” O presidente destacou a inovação da Embrapa, sua característica de sempre estar junto do produtor e de ter colaborado de maneira determinante para o país, que era importador de alimentos nos anos de 1970 e hoje é um dos maiores celeiros do planeta.

O secretário da Agricultura do Estado do Paraná, Norberto Ortigara, que participou dos encontros com as autoridades federais, realçou o papel do Show Rural para promover a união do setor. “Eventos como esse contribuem muito e com a união de todos será possível, em sete anos, o Brasil chegar à produção anual de 400 milhões de toneladas. Para isso, precisamos todos atuar juntos”, completou ele.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895