Ação de saúde na Redenção mede pressão arterial do público

Ação de saúde na Redenção mede pressão arterial do público

Iniciativa ocorre em alusão ao Dia Mundial de Segurança do Paciente

Marcel Horowitz

publicidade

Quem circulou pela Redenção, neste domingo, pôde aproveitar para conferir a pressão arterial e entender um pouco mais a respeito da segurança do paciente. A ação ocorreu nos arredores do Monumento ao Expedicionário, e contou também com a entrega de materiais educativos e orientações.

A programação é alusiva ao Dia Mundial de Segurança do Paciente, celebrado neste domingo, conforme definição da Organização Mundial da Saúde (OMS). O tema desta edição é engajamento da comunidade para a segurança do paciente. O evento é realizado em parceria pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (Rebraensp) Núcleo Porto Alegre, Faculdade e Escola Técnica Factum e Escola Profissional da Fundação Universitária de Cardiologia.

Conforme a enfermeira da SMS, Tais Anelo, o objetivo da ação é conscientizar para a necessidade do envolvimento ativo dos pacientes, familiares e cuidadores, a partir de ações educativas com a população, alinhado à ação global da OMS. “Queremos capacitar os pacientes e familiares a participarem ativamente em seus próprios cuidados e na melhoria da segurança da assistência à saúde, orientando ações de prevenção de quedas, lesões por pressão, danos relacionados à medicação, higiene de mãos para prevenção de infecções e comunicação efetiva”, declarou. 

A enfermeira Rita Beatriz Timmers, coodenadora da Rebraensp,  destacou a importância da conscientização dos pacientes. "O paciente é protagonista das equipes de saúde. Ele é protagonista do seu cuidado. Estamos conseguindo tocar as pessoas com essa mensagem", enfatizou. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895