Saúde

Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina empossa diretoria e reforça preocupação com formação médica no país

Gestão reeleita projeta atuação focada na qualificação do ensino, produção científica e debates sobre temas atuais, como dependência em apostas online

Nova diretoria tomou posse na manhã de sábado
Nova diretoria tomou posse na manhã de sábado Foto : Fabiano do Amaral

A Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina (ASRM) empossou, na manhã de sábado, sua diretoria para o mandato 2026/2027, durante solenidade realizada no auditório do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers), em Porto Alegre. Reeleito por unanimidade, o presidente Sérgio de Paula Ramos, destacou a continuidade do trabalho desenvolvido e apontou a preocupação com a qualidade da formação médica no país como uma das principais pautas da nova gestão.

Segundo ele, a recondução ao cargo reflete o reconhecimento da atuação anterior e, sobretudo, o cenário atual do ensino médico no Brasil. “Estamos com 509 faculdades de medicina no país. Isso nos preocupa tremendamente, porque pode gerar uma população de médicos desqualificados. Não é apenas uma questão da categoria, mas de toda a sociedade, que será atendida por esses profissionais”, afirmou.

O presidente também ressaltou o papel das academias como instâncias independentes no debate sobre o tema. “A academia fala de um outro lugar. Reúne profissionais experientes, sem interesses pessoais, que estão alertando para um problema grave. O que está em jogo é a qualidade da assistência à população”, disse.

Durante a cerimônia, Ramos enfatizou ainda a importância do encontro nacional das academias de medicina, previsto para agosto, em Porto Alegre, que deve resultar na elaboração da chamada Carta de Porto Alegre. O documento irá propor melhorias objetivas no ensino médico, com foco na defesa de uma política de Estado para a formação de profissionais da saúde.

A gestão também prevê a publicação de dois livros, sendo um sobre médicos gaúchos na política e outro voltado a propostas para o ensino médico, além da manutenção de atividades científicas e culturais promovidas regularmente pela entidade.

Debate aborda impactos das apostas online na saúde

Na sequência da solenidade, a reunião científica da ASRM discutiu os impactos da dependência em apostas online, considerada atualmente um problema crítico de saúde pública no Brasil. O transtorno do jogo, conhecido como ludopatia, tem crescido com a popularização das plataformas digitais e já afeta milhões de brasileiros.

Levantamento da FIA Business School e do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (Ibevar), divulgado no fim de 2025, aponta que a dependência em apostas online já é a principal causa de descontrole financeiro nos lares brasileiros. Dados do Procon São Paulo indicam que 39,7% dos apostadores se endividaram após começarem a utilizar essas plataformas.

O tema foi abordado pelos especialistas Daniel Spritzer, com a palestra “Do lúdico ao patológico: jogos de azar e bets na cultura digital”, e Felix Kessler, que tratou do avanço das dependências tecnológicas. A atividade integra a agenda científica da academia, que prioriza a discussão de temas contemporâneos com impacto na saúde da população.

Diretoria da ASRM (2026/2027):

  • Presidente: Sérgio de Paula Ramos
  • 1º vice-presidente: Darcy Ribeiro Pinto Filho
  • 2º vice-presidente: Sérgio Hofmeister Martins Costa
  • 1º secretário: Osvandré Lech
  • 2º secretário: Eduardo Franco Carvalhal
  • Tesoureiro: Sergio Roithmann
  • Orador: Adamastor Pereira