Agosto Dourado destaca importância do aleitamento materno

Agosto Dourado destaca importância do aleitamento materno

Leite materno é capaz de reduzir em até 13% a morte por causas evitáveis na primeira infância

Felipe Samuel

Jane Conceição Oliveira doou no Banco de Leite da Santa Casa em Porto Alegre

publicidade

Amamentar é um gesto de amor e doação. E para conscientizar a população sobre a importância e os benefícios do leite materno, o Agosto Dourado marca a campanha mundial de incentivo ao aleitamento materno. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno, considerado o alimento mais completo para oferecer todos os nutrientes na quantidade exata de que a criança precisa.

Conforme a nutricionista Luciane Andrade, que atua na maternidade Mario Totta da Santa Casa de Porto Alegre, por ter grande ação imunológica, o leite materno protege a criança de infecções respiratórias, diarreia, alergias, e está associado ao menor risco de desenvolvimento de doenças como colesterol alto e hipertensão. “Melhora a imunidade, a proteção contra alergias e doenças crônicas, como obesidade e diabetes, além de melhorar o desenvolvimento cognitivo”, afirma.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), por ano, cerca de 6 milhões de vidas são salvas por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade. Mesmo sabendo a importância, há mães que têm dificuldades ou não conseguem amamentar seus filhos devido a razões diversas. “Tem mães que atendemos no Banco de Leite que não conseguem amamentar direito porque os bebês estão na UTI neonatal”, explica.

Ela reforça a importância da doação principalmente para atender à demanda da UTI neonatal, que estava no fim de semana passado com ocupação total dos 40 leitos. “Precisamos de apoio para divulgar o trabalho do Banco de Leite do hospital, que auxilia na recuperação de bebezinhos e para que eles tenham os benefícios do leite materno. Isso também reduz o tempo de internação deles”, observa. “A gente sempre prioriza o uso de leite materno aos invés da fórmula. A fórmula é a última opção”, completa.

Luciane afirma que a Santa Casa tem o status de “Hospital Amigo da Criança”. “Apoiamos muito a oferta de leite materno. “Na unidade de internação, quando as mães vêm para o parto fazemos o manejo e incentivamos a doação”, afirma. E reforça os benefícios da amamentação para a mãe. “Ela produz hormônios que ajudam a proteger contra câncer de mama e de ovário, além de melhorar o vínculo com bebe. O corpo dela está preparado para isso, além da praticidade do leite materno prontinho e em temperatura ideal, é mais saudável e econômico”, compara.

Dados do Ministério da Saúde indicam que o leite materno é capaz de reduzir em até 13% a morte por causas evitáveis na primeira infância. Mesmo com as campanhas de conscientização, Luciane afirma que em julho, período de férias escolares, os estoques do banco de leite apresentam redução. Por conta disso, a exemplo de outros hospitais em Porto Alegre, a Santa Casa oferece serviço de busca em casa. “Em média, contamos com cerca de 30 doadoras, mas épocas de frio esse número cai a metade”, revela.

O mês do Aleitamento Materno no Brasil foi instituído pela Lei nº 13.435/2.017 que determina que, no decorrer do mês de agosto, serão intensificadas ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno.

Onde doar em Porto Alegre:
Posto de Coleta de Leite Humano Hospital Divina Providência
Rua da Gruta, 145, Cascata
Telefone: (51) 3320-6032

Posto Coleta do Hospital Criança Conceição
Av. Francisco Trein, 596, Cristo Redentor 
Telefone: (51) 3357-2920 

Banco de Leite Humano do Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Rua Ramiro Barcelos, 2.350, Bom Fim 
Telefone: (51) 2101-8000

Banco de Leite Humano do Hospital Fêmina
Av. Mostardeiro, 17, Moinhos de Vento 
Telefone: (51) 3314-5362

Banco de Leite Humano do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas
Avenida Independência, 661, Centro 
Telefone: (51) 3289-3334

Banco de Leite Humano da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre 
Rua Professor Annes Dias, 295, Centro 
Telefone: (51) 3214-8284


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895