Anvisa autoriza ampliação do prazo de validade de vacinas bivalentes da Pfizer contra a Covid-19

Anvisa autoriza ampliação do prazo de validade de vacinas bivalentes da Pfizer contra a Covid-19

Prazo anterior era de 12 meses e agora passa a ser de 18 meses

Correio do Povo

publicidade

A Anvisa aprovou nesta quinta-feira a autorização para a ampliação do prazo de validade das vacinas Comirnaty bivalentes BA.1 e BA.4/BA.5, produzidas pela empresa Pfizer, contra a Covid-19.   

O prazo anterior era de 12 meses e agora passa a ser de 18 meses. "Os cuidados de conservação não sofreram alterações, mantendo-se a orientação prévia para armazenamento entre -90 e -60°C, incluindo armazenamento de curto prazo a 5 ± 3°C pelo prazo máximo de dez semanas (dentro do prazo de validade de 18 meses)", explica o comunicado da Anvisa. 

De acordo com a agência, para a decisão, foram considerados novos dados de estudos de estabilidade, que demonstraram não haver alteração nas especificações de qualidade das vacinas no período adicional ao prazo anteriormente autorizado. 

Conforme a Anvisa, a autorização previu ainda que os lotes rotulados com a validade inferior podem ser usados pelo Ministério da Saúde, aplicando-se, a partir daí, prazo de 18 meses no Programa Nacional de Imunizações. Esta ampliação está permitida mediante as medidas de comunicação e de rastreabilidade dos lotes adotadas pela Pfizer. 

As vacinas Comirnaty bivalentes oferecem proteção contra a variante original do vírus causador da Covid-19 e contra as cepas que surgiram posteriormente, incluindo a Ômicron, variante de preocupação no momento. Essas vacinas foram autorizadas para uso como dose de reforço na população a partir de 12 anos.  


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895