Bagé realiza ações de combate ao mosquito aedes aegypt
O objetivo da aplicação do inseticida é diminuir a população adulta do mosquito

publicidade
A Secretaria Municipal de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência em Bagé, por meio da Vigilância em Saúde, está atuando para identificar e combater focos do mosquito Aedes aegypti. As ações incluem visitas às residências a fim de identificar os focos e a aplicação de fumacê em algumas áreas. A Secretaria Municipal de Saúde confirmou que foram notificados 12 casos suspeitos de dengue no município, sendo quatro confirmados e seis descartados.
As notificações acontecem quando uma pessoa procura uma unidade de saúde com sintomas de dengue, então , é coletada amostra de sangue e encaminhada ao Laboratório Central do Rio Grande do Sul (Lacen). Em três dos quatro casos confirmados, as pessoas foram contaminadas for a de Bagé, mas ocorreu um caso em que a pessoa foi picada pelo aedes aegypti na cidade. Com isto, a Vigilância em Saúde segue com o trabalho de aplicação do fumacê e a vistoria de locais que possam abrigar focos de criadouros do mosquito, As vistorias são realizadas pelos agentes de endemias nos domicílios. A orientação é para que as pessoas recebam os agentes em suas casas.
O fumacê é aplicado em um raio de 150 a 200 metros do entorno das residências de pessoas com casos suspeitos ou confirmados de dengue. O objetivo da aplicação do inseticida é diminuir a população adulta do mosquito. O produto é específico para uso em ações de saúde pública, na área urbana, e é aprovado pelo Ministério da Saúde. A população é orientada que abra as portas e janelas das residências enquanto o produto é aplicado, cubram alimentos e deixem os pets em locais abrigados. A Vigilância em Saúde também orienta a população para que receba os agentes de endemias em suas residências. Os profissionais estarão devidamente identificados. Além de realizar busca por focos do mosquito, os agentes orientam a população sobre os cuidados para evitar a proliferação do Aedes aegypti.
Conforme o Ministério da Saúde, são sintomas comuns de dengue: febre alta; enjoo; dor nas articulações; dor de cabeça ou atrás dos olhos; moleza; manchas vermelhas na pele. Em casos graves pode ocorrer : dor intensa na barriga; tontura ou sensação de desmaio; sangramento no nariz, gengiva e fezes; vômitos frequentes; dificuldade de respirar; cansaço ou irritabilidade.